Formatação de Baixo Nível (Low Level) em um Mac OS X

Escrito por ellis davidson | Traduzido por ronaldo rocha borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formatação de Baixo Nível (Low Level) em um Mac OS X
Aqui você encontrará métodos de formatação e partição de disco em um MAC OS X (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Mac OS X vem com um aplicativo chamado Utilitário de Disco (Disk Utility) na pasta "/ Applications / Utilities" (Aplicações / Utilitários). Use-o para formatar, criar partições ou fazer uma formatação de baixo nível de discos rígidos interligados. A formatação de baixo nível é raramente necessária, mas é útil a fim de garantir que as informações armazenadas no disco sejam excluídas de forma permanente e irrecuperável.

Outras pessoas estão lendo

Sobre o apagamento de disco

Quando um disco é reformatado usando o método padrão, um diretório contendo informações sobre a localização dos arquivos no disco é apagado, mas os próprios arquivos não são afetados. Uma vez que isto acontecer, a unidade marcará o espaço ainda mantendo esses arquivos como disponíveis para a gravação de dados futuros. Com o tempo, os dados existentes sobre o disco tornam-se irreversíveis, mas isso não ocorrerá até que ela seja substituída. O apagamento padrão de disco é, portanto, um método inseguro de apagar uma unidade.

Reparticionando

Particionamento de disco é o nível abaixo de um apagamento da unidade. Uma partição é o recipiente em uma unidade em que a informação é escrita. Partições criam volumes de disco; um mecanismo único do HD físico pode ter várias partições, cada uma das quais aparecem como um disco rígido separado no sistema operacional. O utilitário de disco pode reparticionar uma unidade, seja por adição de novas partições ou apagando a existente e criando uma nova. Excluir e criar novas partições não substitui apenas os diretórios de arquivos, mas também a estrutura subjacente do disco, sendo assim, isto é uma formatação de baixo nível de uma unidade. No entanto, ele não apaga explicitamente os arquivos existentes no disco, que ainda podem ser recuperados por meio de técnicas avançadas de reconstrução da unidade.

Formatação segura

O utilitário de disco oferece quatro tipos diferentes de apagamento do HD, cada um com um nível crescente de segurança. O padrão, é o método inseguro básico; é considerado a forma mais rápida de apagamento no utilitário de disco. O próximo nível é uma gravação zero, que escreve zeros sobre todo disco rígido. O próximo é um DOE (Department of Energy ou Departamento de energia) — apagamento seguro complacente, o qual grava dados aleatórios duas vezes em toda a unidade, seguido por escrituras de zeros. Finalmente, a opção mais segura é o DOD (Department of Defense ou Departamento de Defesa) — apagamento complacente que substitui a unidade sete vezes. Equipamentos de recuperação de disco extremamente sensíveis, às vezes, podem recuperar os dados magnéticos que foram substituídos uma vez; no entanto, os métodos mais seguros sobrepõem os dados várias vezes.

Como Formatar em Baixo Nível

Dê um duplo clique no aplicativo "Utilitário de Disco" na pasta "/ Applications / Utilities" de modo a abri-lo. Clique na unidade na lista de discos disponíveis no "Utilitário de Disco". Clique na aba "Partition" (Partição) e apague as partições existentes; você será avisado que isso irá apagar os dados nesta unidade. Crie novas partições, se necessário; a maioria dos discos são formatados com uma única partição. Em seguida, clique na aba "Erase" (Apagar), seguido do botão "Security Options" (Opções de Segurança), se você quiser usar um método de apagamento seguro. Clique no tipo de apagamento que deseja utilizar e, em seguida, clique no botão "Erase" (Apagar).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível