Como formatar uma carta de reclamação sobre o local de trabalho

Escrito por tia benjamin | Traduzido por elia regina previato
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Como formatar uma carta de reclamação sobre o local de trabalho
Uma carta de reclamação tem como um de seus objetivos ser levada a sério (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Ao escrever uma carta de reclamação, os principais objetivos são que a reclamação seja levada a sério, observada com atenção e que a situação seja resolvida. Se estiver escrevendo uma carta informal a seu gerente, envie uma reclamação formal através do procedimento ou preenchendo um formulário de reclamações relacionadas com o trabalho junto a uma agência externa. A carta de reclamação terá de ter alguns componentes específicos para permitir que a parte que a receba identifique adequadamente o fatos e investigue os detalhes pertinentes identificados por você.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Formate a carta usando saudações formais - como "Prezado Senhor" - e as convenções aceitas de formatação, como o uso de uma fonte padrão para correspondência comercial, como a Times New Roman. A carta pode ser usada como base para um processo judicial algum dia, por isso, mesmo que a sua queixa seja relativamente informal, deve-se manter a formatação tradicional de negócios. Além disso, o uso de um estilo formal mostra ao leitor que o problema é sério.

  2. 2

    Dê uma explicação concisa - mas suficientemente detalhada - sobre o que aconteceu. Documente o evento e diga onde e quando aconteceu. Forneça os nomes e as informações de contato de todas as testemunhas do caso.

  3. 3

    Indique as políticas, os procedimentos e as leis que acredita terem sido violadas pelo comportamento e a razão. Inclua cópias das apólices e quaisquer outros documentos que darão suporte ao caso.

  4. 4

    Forneça suas informações de contato. Elas são particularmente importantes no caso de uma carta de reclamação externa, mas você também pode querer fornecer um endereço de e-mail pessoal ou número de telefone celular no caso de uma queixa interna para privacidade adicional - especialmente se a pessoa de quem se reclama tiver acesso ao seu telefone e e-mail de trabalho.

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    Assine e date a carta, pois a maioria delas não será aceita se não for assinada, sendo que existem vários prazos - legais e locais - de acordo com acordos com sindicatos profissionais - o que torna fundamental que a reclamação seja registrada em tempo hábil.

Dicas & Advertências

  • Protocole o recebimento - se for o caso - ao entregar a carta. Se a estiver enviando internamente ao seu supervisor ou gerente, digitalize-a e anexe-a a um e-mail como um arquivo PDF para que tenha provas da data e hora de quando apresentou a denúncia.

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