Mais
×

Como formatar um cartão SD no Linux

Atualizado em 20 julho, 2017

Para formatar um cartão SD no Linux, basta utilizar o Terminal do sistema operacional. Assim, você poderá usá-lo para transferir arquivos de câmeras digitais, PDAs, celulares, aparelhos de GPS, videogames e outros dispositivos.

Instruções

Formate o seu cartão SD e use-o em outros dispositivos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Encontre o local onde o cartão SD está montado para iniciar o processo de formatação. Se ainda não estiver no terminal de uma conta shell, abra uma janela de "Terminal". Para fazer isso no Linux Ubuntu, selecione a opção "Aplicativos" na barra de menu, arraste-a para "Acessórios" e depois para "Terminal". Por fim, solte o botão do mouse para abrir a janela.

  2. Digite "sudo mount" (sem aspas) em uma nova janela de Terminal para descobrir em qual diretório o cartão SD está montado. Será preciso digitar sua senha para visualizar a lista de diretórios. Nesse caso, o diretório do cartão SD deverá ser algo como "/dev/sdb...".

  3. No Terminal, digite "umount directory/device_name" para desmontar o cartão SD. Substitua "directory" e "device_name" pelo diretório e nome do dispositivo apresentado nos resultados da busca feita no "Passo 2".

  4. Digite o seguinte comando no Terminal para formatar o cartão SD: mkdosfs -I -F32 directory/device_name. Não esqueça de substituir "directory/device_name" pelas informações adquiridas no "Passo 2".

O que você precisa

  • Linux
  • Terminal
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article