Mais
×

Como formatar um modelo de memorando

Atualizado em 17 fevereiro, 2017

Não é difícil formatar um memorando, mas a tarefa pode ser enfadonha. Fazer o alinhamento preciso das colunas do cabeçalho leva tempo e concentração. Uma maneira de agilizar o seu processo de escrita é criar um modelo de memorando para usá-lo quando quer que seja necessário. Dessa maneira o memorando vai parecer profissional e correto a cada vez que escrevê-lo, mesmo se você não tiver tempo para fazer a correção dos cabeçalhos.

Instruções

Se você não tem tempo para formatar um memorando a cada vez que for redigi-lo, faça um modelo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Abra um novo documento no seu software de processamento de texto e digite “Memorando”. Selecione essa palavra e clique na aba “Início” ou equivalente e centralize o título clicando no botão de alinhamento central e, em seguida, ajuste o tamanho, a fonte e o efeito de texto da palavra “Memorando”.

  2. Clique na aba "Inserir" e depois em "Tabela". Crie uma tabela que tenha quatro linhas e duas colunas. O motivo da inserção de uma tabela é que cada coluna deve estar alinhada perfeitamente à esquerda, e a maneira mais fácil de garantir isso é inserindo os dados em uma tabela.

  3. Na primeira célula, que fica no canto superior esquerdo, digite "Data:", na segunda célula, que vem logo em baixo, digite "Para:", na terceira, digite "De:", e na quarta, digite "Assunto:". Não preencha a segunda coluna ainda, pois isso será feito quando você for completar o memorando de fato.

  4. Selecione a tabela e clique com o botão direito nela. Selecione "Bordas e Sombreamento", e no menu de bordas, selecione a opção "Nenhuma". Isso manterá a formatação da tabela, mas eliminará as bordas, que são pouco atraentes.

  5. Pule uma linha e digite "Título 1". Selecione esse texto e clique na aba "Início". Em seguida, mude o tipo de letra, tamanho e tipo de efeito do texto. Por exemplo, os títulos de primeiro nível devem ser maiores do que os textos normais e geralmente são em negritos, para que assim eles possam se destacar. Pule uma linha depois disso.

  6. Digite "Título 2". Selecione esse texto e mude o tipo de letra, tamanho e tipo de efeito do texto. Os títulos de segundo nível geralmente são menores do que os de primeiro, mas eles ainda são em negrito.

  7. Clique em "Arquivo" e "Salvar como". Nomeie-o como "Memorando". Clique no menu de caixa suspensa embaixo do campo de nome do arquivo e selecione "Modelo". Clique em "Salvar". Assim você terá salvado o seu modelo de memorando e poderá usá-lo várias vezes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article