Como formatar e solucionar problemas de um cartão de fotos xD da Olympus

Escrito por quinn marshall | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como formatar e solucionar problemas de um cartão de fotos xD da Olympus
O cartão xD foi feito pela Olympus e Fujifilm especialmente para as câmeras digitais fabricadas por elas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O cartão para fotos xD (Extreme Digital) possui armazenamento em flash e foi feito pela Olympus e Fujifilm, especialmente para as câmeras digitais fabricadas por elas. O cartão xD é similar em tamanho a um cartão SD (Standard Digital), e possui capacidade para até 2 GB. Assim como todos os cartões flash, o cartão xD pode desenvolver alguns problemas, mas que podem ser resolvidos através da formatação ou usando técnicas simples.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Solução de problemas

  1. 1

    Limpe as conexões metálicas do cartão xD usando um pano macio umedecido com água. Com cuidado, passe o pano em conexão metálica para remover poeira e outros detritos que podem estar interferindo na conexão. Não deixe que o cartão fique encharcado. Caso tenha muita água nele, deixe-o secar completamente antes de colocá-lo na câmera.

  2. 2

    Limpe o interior da câmera usando o tubo fino de uma lata de ar comprimido. Insira o tubo na abertura do cartão xD da câmera e segure a lata na vertical, evitando que o líquido do interior da lata seja soprado para dentro da câmera. Pressione o botão da lata para soprar o ar na abertura. Ele irá expulsar os detritos que podem ter se acumulado dentro da abertura ao longo do tempo. Isso permitirá que o cartão xD tenha contato total com os pinos de conexão.

  3. 3

    Coloque a aba de proteção do cartão fotográfico na posição "Unlocked" (Destravado) usando as unhas. Cada cartão xD possui um seletor deslizante na lateral que pode ser puxado para baixo para proteger o cartão contra gravações. Se esse seletor estiver na posição "Locked" (Travado), a câmera não poderá gravar quaisquer fotos nele, o que resultará em um erro na câmera ou ausência de fotos no cartão ao conectá-lo ao computador.

  4. 4

    Verifique visualmente o cartão xD e procure por indícios de danos, como rachaduras, marcas de tensão, pinos de conexão corroídos ou deformados, ou danos por água. Substitua o cartão se ele apresentar sinais de dano e não funcionar normalmente com a câmera.

    Formatação

  1. 1

    Coloque o cartão xD na câmera e conecte-a em um computador usando o cabo USB. Abra "Meu Computador" clicando no menu "Iniciar" e em seguida "Computador". O cartão xD deve ser exibido como um drive sobre "Dispositivos com Armazenamento Removível". Se ele não estiver lá, desconecte a câmera, remova o cartão e conecte-o ao computador usando um adaptador MMC ou colocando-o na entrada de cartão do computador.

  2. 2

    Navegue até o drive do cartão clicando no menu "Iniciar" e em seguida "Computador". Clique com o botão direito na letra correspondente ao drive do cartão sob "Dispositivos com Armazenamento Removível" e selecione "Formatar".

  3. 3

    Clique em "FAT" no menu "Sistema de Arquivos" e marque a caixa ao lado de "Formatação Rápida". Clique no botão "Formatar". Desconecte o cartão do computador quando a formatação for concluída e insira-o na câmera.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível