Formato IEEE para um relatório de projeto

Escrito por forest time | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formato IEEE para um relatório de projeto
Padrões IEEE para relatórios (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O "Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos", ou IEEE, é uma organização internacional dedicada ao avanço da profissão de engenharia elétrica. Assim como a "Modern Language Association" (Associação da Linguagem Moderna) governa padrões de escrita nas ciências humanas, o IEEE tem uma série de diretrizes para formatação de relatórios para estudantes de engenharia elétrica e disciplinas relacionadas. As diretrizes IEEE têm certos requisitos que regem o formato geral de trabalhos, bem como o estilo de citação.

Outras pessoas estão lendo

Formatação

A menos que exista outra especificação, use Times Roman ou Times New Roman como fonte para o relatório. Se nenhuma delas estiver disponível, use a fonte que mais se assemelha à Times.

O título deve aparecer em negrito, com fonte de 14 pontos, e deve ser centralizado. Ele deve ser exibido a 3,49 cm a partir do topo da página.

Os nomes dos autores devem aparecer abaixo do título em fonte de 12 pontos, sem negrito.

O tamanho da fonte do texto normal deve ser de dez pontos. Cabeçalhos de primeira ordem devem ter 12 pontos e estarem em negrito. Cabeçalhos de segunda ordem devem ser de 11 pontos e também em negrito. Se necessário, quaisquer títulos de terceira ordem devem aparecer em fonte de dez pontos e em negrito.

Em todas as páginas, com exceção da página de título, o texto deve começar a 2,5 cm a partir do topo da página. A margem inferior em todas as páginas deve ser de 2,85 centímetros.

O alinhamento do texto deve ser plenamente justificado.

Ao imprimir, todas as páginas devem ser unilaterais para que o verso permaneça em branco.

Numere as páginas levemente com lápis no canto superior direito, na parte de trás. Não numere na frente das páginas.

Citações bibliográficas

O formato apropriado para citações dependerá do tipo de fonte que você está citando. Como regra geral, títulos de obras completas e revistas devem ser sublinhados, enquanto títulos de artigos ou partes de obras maiores devem aparecer entre aspas. Aqui estão alguns exemplos de como citar tipos de fontes comuns.

Livro:

Primeira letra do nome e último nome do autor, Título do livro. Cidade de Publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulo de um livro:

Primeira letra do nome e último nome do autor, "Título do Capítulo", no título do livro. Cidade de Publicação: Editora, ano de publicação.

Artigo de jornal:

Primeira letra do nome e último nome do autor, "Título do artigo", título do jornal, vol. #, nº. #, páginas, mês ano.

Artigo de jornal sem autor:

"Título do artigo", título do jornal, vol. #, nº. #, páginas, mês e ano.

Citação no texto

De acordo com o formato IEEE, ao fazer uma citação no texto, precisa se referir à posição da fonte dentro das referências bibliográficas ou da lista de referência, em vez do nome do autor. Uma citação no texto também precisa ter a referência da página que você está citando. Citações no texto devem aparecer entre parênteses. Se estiver se referindo à página 80 da primeira fonte de referências, então a citação deve aparecer da seguinte forma:

[1:80]

Citações no texto devem sempre aparecer no final da frase, mas antes do ponto final. Por exemplo:

A eletricidade é uma forma comum de energia nas casas [1:80].

Modelos IEEE

Pode ser útil fazer o download de um modelo, o que o permite inserir informações em um documento eletrônico que já está formatado corretamente de acordo com os padrões IEEE. Isso pode ajudá-lo a economizar tempo e frustração ao compilar o seu relatório. Os modelos estão disponíveis para download na página de padrões de publicação do site IEEE (consulte os Recursos).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível