Mais
×

Como saber se uma formiga é macho ou fêmea

Atualizado em 17 abril, 2017

Existem mais de 12.000 espécies de formigas em todo o mundo. O peso total combinado de todas as formigas rivaliza com o dos seres humanos, de acordo com a Universidade Estadual do Arizona. A maioria das formigas que você vê são formigas operárias fêmeas, pois os machos morrem após o acasalamento e as formigas rainhas costumam ficar no ninho. No entanto, você pode encontrar uma formiga rainha ou uma formiga macho durante a época de acasalamento. Se você estiver curioso para saber que tipo de formiga que encontrou, siga alguns passos rápidos para ter um bom palpite.

Instruções

Observe as formigas atentamente e com cuidado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Verifique se a formiga tem asas. Se ela não tiver asas, é uma formiga operária. Estas formigas executam uma variedade de tarefas para a colônia, como arrecadar alimentos, cuidar dos jovens, construir e defender o ninho. Todas as formigas operárias são fêmeas.

  2. Examine as antenas da formiga. Se a formiga tiver asas e antenas retas, é uma formiga macho. Se ela tiver asas e antenas juntas, é uma formiga rainha fêmea.

  3. Compare o tamanho da formiga com outras formigas próximas. Formigas operárias fêmeas tendem a ser as menores. Formigas machos são um pouco maiores do que as formigas fêmeas e as formigas rainhas são as maiores de todas. Formigas macho também têm olhos maiores e cabeças menores do que formigas rainhas.

Aviso

  • Manuseie as formigas com cuidado. Picadas de formiga podem causar queimação, inchaço ou coceira.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article