As formigas podem viver sem sua rainha?

Escrito por jenny e | Traduzido por michel montan
As formigas podem viver sem sua rainha?
Formigas são insetos sociáveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As formigas são muito sociáveis e vivem em grandes colônias. Dependendo das espécies de formiga, uma colônia pode ter mais de milhões delas vivendo juntas. Formigas são extremamente organizadas; isso é necessário, considerando a grande quantidade de formigas que podem habitar uma única colônia. As formigas existente em uma colônia são a rainha, as operárias e os machos.

Estrutura da colônia de formigas

As formigas operárias nas colônias são fêmeas sem asas e estéreis. A rainha é geralmente a única fêmea fértil na colônia. A formiga fértil fêmea, ou rainha, produz milhares de ovos de formigas operárias durante sua vida. O único momento em que a rainha produz formigas machos é quando chega a hora de estabelecer uma nova colônia ou durante a temporada de acasalamento. Os machos com asas, ou zangões, frequentemente morrem logo que acasalam com a nova rainha. As novas rainhas se dispersam e tentam estabelecer suas próprias colônias.

Formigas rainhas

Uma formiga rainha obtêm todos os espermatozoides de que precisa para produzir ovos pelo resto de sua vida durante o voo de casamento com as formigas macho. A rainha determina o sexo de uma formiga ao fertilizar ou não o ovo durante o processo de colocação de ovos usando células espermáticas. Um ovo não fertilizado resulta em um macho. Quando o ovo choca e uma larva nasce, a nutrição tem um papel chave no tipo de fêmea em que a larva se tornará. Uma larva fêmea bem nutrida se desenvolve em uma rainha, enquanto uma fêmea desnutrida se torna uma operária.

Sobrevivência na colônia sem uma rainha

Uma colônia pode sobreviver pela duração da vida das formigas operárias. Quando a última morre, a colônia acaba. A simples razão é que sem uma rainha para botar ovos, nenhum novo membro é adicionado a colônia. Já que todas as operárias são estéreis, as formigas não sobrevivem por muito tempo sem a rainha. A única forma de sobreviverem é se a rainha deixou algumas larvas fêmeas que podem ser nutridas pelas operárias, para se tornar uma rainha fértil. Entretanto, existe apenas uma pequena chance disso acontecer. Depois que as larvas nascem, elas tem apenas de sete a dez dias antes de seu futuro ser selado.

Cooperação

Formigas identificam umas as outras pelo cheiro. Elas deixam um odor que cobre seus corpos e servem como um meio de identificação para outros membros da colônia. Apesar das formigas serem sociáveis por natureza, elas são sociáveis apenas com membros de sua própria colônia. Uma formiga de outra colônia com um odor diferente que tenta entrar em sua colônia é vista como invasora e é atacada.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível