×
Loading ...

O que são as formigas pretas gigantes com asas?

A formiga-de-cupim rainha alada pode medir até 2,5 cm de comprimento. Durante a primavera, tanto os machos quanto as fêmeas exibem suas asas. Os insetos deixam os ninhos em grandes enxames para o acasalamento. Depois de se acasalarem, a rainha voa em busca de um local adequado para estabelecer seu ninho. Logo após encontrar um lugar apropriado, suas asas retraem e uma nova colônia se inicia.

Depois da procriação durante a primavera, a formiga-de-cupim retrai suas asas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ninhos

A formiga-de-cupim pode danificar tanto a madeira seca quanto a úmida. Ela cava um buraco para construir seu ninho, em cujo local de entrada é comum ver um amontoado de serragem. Esse tipo de inseto prefere a madeira úmida e costuma viver em áreas danificadas pela água dentro de uma casa. Os ninhos podem ser construídos tanto do lado de dentro quanto de fora. Uma colônia forma frequentemente dois ninhos -- matriz e satélite --, dos quais apenas o ninho-matriz mantém a rainha, seus ovos e larvas, além de poder conter até 2 mil formigas operárias. O ninho-satélite costuma ter menos insetos, de acordo com a Universidade de Entomologia de Kentucky. Durante a primavera, quando as formigas aladas se reúnem em um enxame, criam um ninho-matriz.

Loading...

Alimento

Ao contrário do cupim, a formiga-de-cupim não se alimenta de madeira, mas predominantemente de insetos mortos. Ela também aprecia o excremento de cochonilhas e pulgões. Frequentemente conhecido como néctar, o produto de excreção desses insetos atrai a maior parte das espécies de formiga e algumas vespas. A formiga-de-cupim também pode aproveitar a carne e os doces deixados pelo homem. A atividade de busca de alimentos ocorre geralmente do fim da tarde até a meia-noite, durante a primavera e o verão. Uma formiga-de-cupim operária pode se arriscar a percorrer até 100 m a partir do ninho para procurar comida.

Danos

Uma colônia de formigas-de-cupim não causa tantos danos quanto os cupins. Elas cavam túneis e galerias através dos grãos da madeira. Depois de escavar a área, a madeira fica limpa e livre de serragem, pois as formigas operárias carregam o pó do local de escavação e o depositam em uma pilha organizada. Os estragos ficam mais sérios conforme a colônia cresce. A estrutura da madeira poderá começar a ruir devido ao dano extensivo.

Controle

Localize o ninho das formigas-de-cupim para erradicar a colônia. As formigas operárias percorrem o mesmo trajeto diariamente. Cada uma delas libera um odor que atrai as outras. Veja-as todos os dias, conforme elas passam pelo mesmo caminho, para encontrar o ninho. Faça vários buracos nas paredes ou outras áreas onde elas construíram um ninho e aplique ácido bórico no local. Essa substância matará os insetos. Encharque os ninhos externos com um inseticida líquido que contenha diazinona, carbarilo ou clorpirifós, seguindo sempre as instruções da embalagem do produto. As empresas de controle de pragas podem aplicar um repelente em aerossol em torno de uma casa para deter as formigas-de-cupim.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...