Qual é a fórmula química do fermento em pó?

Escrito por theodora pennypacker | Traduzido por ana cristina carneiro
Qual é a fórmula química do fermento em pó?
O fermento em pó é utilizado em diversas receitas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O fermento em pó é um agente de fermentação instantâneo popularmente usado para fazer assados ​​crescerem. Uma vez que o fermento é uma mistura extremamente ácida, ele é geralmente adicionado em receitas que têm ingredientes altamente alcalinos. O nome químico do fermento em pó é hidrogenocarbonato de sódio e sua fórmula química é NaHCO3. (Ver Referência 1)

Composição

Fermento em pó é constituído de três componentes: um ácido, uma base e um agente de enchimento. Uma mistura típica inclui creme de tártaro (um ácido), bicarbonato de sódio (uma base) e amido de milho (um enchimento).

Variedades

O fermento em pó está disponível em duas variedades, de ação simples e de dupla ação. Atuação do fermento em pó simples apenas borbulha quando estiver molhado. O fermento em pó de dupla ação reage duas vezes - primeiro quando fica molhado e novamente quando é aquecido.

Proporção

A proporção áurea para o fermento em pó à farinha é de 1 a 1 ¼ colheres de chá a 1 xícara. Muito fermento em uma receita pode estragar o processo de fermentação, gerando um excesso de bolhas que apressadamente sobem à superfície e estouram. (Ver Referência 2)

Armazenagem

Fermento em pó deve ser armazenado em um recipiente hermético em local arejado, seco e escuro. Para determinar se o fermento em pó ainda está fresco, adicione uma colher de chá do ingrediente à metade de um copo de água fervente. Se houver ebulição e ficar efervescente, o fermento em pó ainda está bom.

Substituição

Para substituir uma colher de chá de fermento em pó, misture 1/2 colher de chá de creme de tártaro e 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio. Se a substituição do fermento não será utilizada imediatamente, adicione 1/4 de colher de chá de amido de milho à mistura. O amido de milho impede uma reação química prematura entre o creme de tártaro ácido e o bicarbonato de sódio alcalino, absorvendo a umidade do ar. (Ver Referência 2)

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível