Fórmula para fazer tinta do inkjet

Escrito por deborah waltenburg Google | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fórmula para fazer tinta do inkjet
Alguns cartuchos inkjet (ink cartridges image by itsallgood from Fotolia.com)

A tinta do inkjet e os cartuchos são partes importante de um escritório, e de muitas residências também. Embora todas as tintas cumpram a mesma proposta, a qualidade da tinta pode se diferenciar muito de um fabricante para outro. Continue a ler para descobrir mais o que há dentro da tinta inkjet.

Outras pessoas estão lendo

A receita da tinta

Apesar de haver muitas variações da fórmula da tinta inkjet, os componentes básicos desta tinta são:

-Água -Corante -Umectantes e co-solventes -Fixador -Surfactantes -Resina -Biocidas / Fungicidas -Agentes tamponantes (tampões)

Os ingredientes chave

A água, corante, co-solventes e umectantes são a base da toda tinta inkjet, independente da qualidade. O que determina o nível de performance da tinta é a qualidade e quantidade de cada componente. A água, que compoê de 50 a 90 porcento da mistura, é o que dilui o corante e outras químicas para fazer a tinta se espalhar finamente e de forma uniforme enquanto é distribuída pelo cartucho. A pureza da água utilizada é crucial no desenvolvimento da fórmula que não será contaminada, acarretando problemas de qualidade e performance.

Os corantes (tintura ou pigmentos) podem variar grandemente em qualidade e estilo. As combinações de tintura e pigmento específicas determinam os níveis de todas as outras químicas que serão usadas na fabricação da tinta inkjet. Os corantes de menor qualidade tornam difícil fazer uma boa tinta. Uma variedade de testes são feitos para determinar a viscosidade, pH, combinação de cor e outros fatores que determinam a qualidade final.

Os co-solventes e umectantes são usados para prevenir ou impedir a evaporação da fórmula a base de água. Enquanto a evaporação ocorre na parte principal da impressora, a fórmula e a viscosidade da tinta podem se alterar desfavoravelmente. Para controlar ou prevenir esta mudança, os umectantes, como o glicol, são adicionadas a fórmula em graus variados.

Os toques finais

Outros agentes e outras químicas são misturados com os três maiores componentes da fórmula da tinta para criar um produto final que se expande e seca uniformemente e adere ao papel sem falhas , como os "efeitos de pena". Biocidas, fungicidas e agentes tamponantes são usados para manter a tinta livre de bactérias e fungos que possam alterar a fórmula e o controle do equilíbrio do pH que é necessário para um armazenamento a longo prazo. Níveis cuidadosamente monitorados de fixador e materiais penetrantes são adicionados para auxiliar a distribuição da tinta no papel e controlar exatamente a quantidade de tinta que adere a superfície. Os surfactantes controlam a consistência da tinta e a permite fluir suavemente através do cartucho. Pouco surfactante pode fazer com que a tinta grude dentro do cartucho, enquanto muito surfactante a deixaria muito "solta" e então a faria respingar. As resinas às vezes são adicionadas para controlar a durabilidade dos caracteres impressos após terem secado no papel.

Concentrando-se na Ciência

Fazer tinta inkjet é um processo exigente que foi modificado e aprimorado enquanto as impressoras mudaram. A tinta deve ser capaz de funcionar sem causar dano ao cartucho. Pesquisa e desenvolvimento são processos em curso na indústria da tinta. Métodos de teste precisos são desenvolvidos e implementados com o intuito de comprovar a qualidade e funcionalidade da tinta. Tudo, desde a água até o corante, funciona através de vários testes para assegurar os níveis mais altos de pureza. Novas fórmulas estão sendo constantemente criadas para aprimorar os produtos finalizados.

Equívocos

Embora muitas coisas possam ser feitas em casa, você não deve tentar fazer a tinta injekt. O desenvolvimento e fabricação da tinta inkjet é um processo complicado que requer muitos elementos, que não estão disponíveis diretamente para os consumidores, sem um preço considerável. Embora o preço dos cartuchos inkjet tenha diminuído no passar dos anos, isto é devido aos fabricantes serem capazes de otimizar o processo e desenvolver métodos de produção mais rápidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível