Formulários para usar com clientes para a confecção de roupas

Escrito por lillian teague | Traduzido por caroline zemuner
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Formulários para usar com clientes para a confecção de roupas
A maioria dos negócios requer mais do que apenas recibos para funcionar de forma eficaz (Comstock/Comstock/Getty Images)

Muitas vezes, os negócios de confecção se especializam em roupas personalizadas ou projetos de decoração de casa para clientes individuais. Uma variedade de fatores está trabalhando em todos os projetos, exigindo formas especializadas para registrar as informações. Os empresários que mantêm uma documentação adequada são mais eficientes, melhor organizados e menos estressados.

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A importância dos formulários

Os formulários permitem que os negócios de confecção mantenham os registros organizados e facilmente acessíveis. Como muitas vezes os projetos são personalizados para cada cliente, os formulários ajudam o proprietário a reunir as informações necessárias em um único lugar antes de iniciar um projeto. Contratos, recibos e faturas também servem para proteger tanto a empresa quanto o cliente, em caso de discordância financeira ou contratual. Os donos de pequenas empresas devem sempre manter registros adequados para a apresentação do imposto de renda a cada ano.

Formulários de informação do cliente

Ao criar um formulário de informações do cliente, o empresário é capaz de manter um registro de cada um deles que inclui os dados de contato, o tempo de relacionamento comercial, o histórico de negócios e outras informações necessárias. Com esses dados, o profissional consegue manter as medidas, moldes personalizados, informação de molde e preferências do cliente arquivadas para uso futuro. As informações de contato são benéficas ao oferecer promoções durante períodos específicos do ano, como uma formatura ou a mudança de estações.

O histórico de negócios com um cliente ajuda o proprietário na apresentação de custos de projeto, além de permiti-lo olhar para o trabalho passado e ver quanto cobrou e quanto tempo um projeto específico levou para ser concluído. Isso permite que o alfaiate ou costureiro faça orçamentos precisos para cada cliente. Armazenados em arquivos, os formulários fornecem aos empresários a habilidade de ver seus clientes de forma ampla ou individual.

Contrato de projeto

Cada encomenda de um cliente deve ter um contrato por escrito. Além de esclarecer o que o projeto envolve especificamente, o documento deve ser especializado para uma empresa do ramo de costura. As medidas, o modelo envolvido, as escolhas de tecidos, o custo e o prazo estimado do projeto devem ser explicados. Por exemplo, um cliente pede um vestido de debutante para a filha. Um contrato de projeto incluirá as medições dela, o cronograma de provas e a entrega do produto final, quem fornecerá os tecidos e os acessórios, quem guardará os extras desses materiais, o custo estimado e qual o modelo usado. Fotos podem ser tiradas e adicionadas ao documento. Deve ser deixado um espaço para as alterações que possam ser feitas ou anotações durante cada etapa do projeto. O contrato deve especificar o que acontecerá se o cliente não ficar satisfeito com o produto. Isso protege tanto o proprietário do negócio quanto o cliente.

Recibos

No momento em que o dinheiro mudar de mãos, o empresário deve criar um recibo para o cliente e para os registros de negócios. Esse documento é necessário para registrar a renda de uma empresa para efeitos fiscais municipais, estaduais e federais. Livretas de recibos permitem uma cópia de cada recibo e estão disponíveis em lojas de materiais de escritório. Vários programas de computador permitem a criação e personalização desses documentos ​​para o pequeno empresário. Os recibos de uma empresa de costura devem ter a data de recolhimento, a descrição da roupa, se era uma peça personalizada ou uma alteração, nome e informações de contato do cliente, tipo de transação recebida e a assinatura ou o nome da pessoa que recebeu o dinheiro. Os textos no recibo podem incluir uma declaração que dê ao cliente um prazo específico para devolver a roupa para alterações adicionais sem custo, como no caso de vestidos de casamento personalizados ou trajes formais. A política de retorno nesse documento ajuda a proteger o negócio de devoluções frívolas e informa ao cliente o que pode e o que não pode ser devolvido.

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