Fórmulas matemáticas usadas por designers gráficos

Escrito por stephanie m. davis | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fórmulas matemáticas usadas por designers gráficos
Exemplo de design gráfico (Image by Flickr.com, courtesy of Brent Nelson)

A matemática no design gráfico se aplica a dimensões, espaços, formas e layouts. M. C. Escher, indiscutivelmente o mais proeminente artista gráfico da história, é notado pelos complexos aspectos matemáticos em sua obra. Os praticantes de hoje devem, no mínimo, ter um conhecimento básico em aritmética, geometria e princípios de layout. Aplicações matemáticas avançadas se relacionam à geometria e a fractais; uma familiaridade com pacotes de software de design gráfico também é essencial.

Outras pessoas estão lendo

Descrição do trabalho

O trabalho de design gráfico é bastante amplo. Um relatório do Bureau of Labor Statistics o define como o trabalho daqueles que "...planificam, analisam e criam soluções visuais a problemas de comunicação". O mesmo relatório afirma que "designers gráficos preparam rascunhos ou layouts — à mão ou com o auxílio de um computador — para ilustrar sua visão da arte em questão". Requerimentos educacionais variam desde o nível auxiliar básico aos bacharelados mais avançados.

Aplicações

Frequentemente, se exige de artistas gráficos que coloquem suas ideias em papel. Por essa razão, a maioria dos praticantes cria portfólios de seus trabalhos para a avaliação dos clientes. Trabalhos profissionais incluem a criação de papéis de parede, websites, logomarcas e relatórios corporativos. O design avançado começa a aparecer também no âmbito da eficiência ambiental, chamado design natural. Por exemplo, a Pax Enterprises, fundada por Jay Harman, utilizou o princípio matemático de Fibonacci para desenvolver um ventilador e exaustor mais silencioso e econômico.

Exemplos

Um projeto a ser publicado exigirá cálculos da espessura do livro. A fórmula é tida como "número total de páginas dividido pela espessura do papel". Uma fórmula matemática mais precisa é "o número de páginas/2 x gramatura do papel x volume do papel /1000 — arredondado ao número inteiro mais próximo". Dessa forma, um livro de 100 páginas com um papel de gramatura 80 e volume de 1,8 teria uma espessura de 8 mm (Referência 3, formatos e apresentações, revista).

Um projeto de layout de imagem requer o entendimento do cálculo de resoluções. Pixels por polegada (ppi, vindo do inglês e significando "pixels per inch") se aplicam à qualidade de imagens digitais; números mais altos correspondem a níveis de qualidade maiores. Um monitor de computador contendo 1024 pixels da esquerda à direita e 12 polegadas (30,5 cm) de espaço real de tela contém 85 ppi ou 1024 pixels divididos por 12 polegadas. Um monitor com o dobro da resolução (170 ppi) ou qualidade de imagem ocupando as mesmas 12 polegadas de tela deverá ter uma resolução de 2048 pixels (170 ppi vezes 12 polegadas).

Tendências

O prognóstico à área dos designers gráficos é de ferrenha competição e obsolescência. O conhecimento de softwares de design computacional melhora as chances de contratação, e um diploma universitário tem lentamente se tornado uma exigência mínima de aceitação. Os postulantes com posse de um bacharel e experiência em administração e marketing de negócios têm maiores chances de conseguir carreiras no campo de estratégias de comunicação.

Considerações

As artes gráficas são uma indústria competitiva na qual o avanço depende de mais altos níveis de educação e experiência. Apesar da prevalência de computadores e softwares de desenho, ainda se espera dos designers que conheçam os fundamentos e conceitos da matemática e suas aplicações na solução de problemas de design.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível