×
Loading ...

Como fazer forro de saia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora exija alguns passos a mais ao fazer uma saia, colocar um forro vale a pena o tempo extra. Saias com forro, particularmente saias retas ou em A, mantêm melhor sua forma, podem ser mais confortáveis e eliminam a necessidade de usar uma anágua. Não é necessário um padrão especial para fazer o forro de uma saia, a não ser que a saia seja plissada ou franzida. Nestes casos, uma anágua colada e ajustada com a cintura da saia funciona bem como forro ou você pode usar um forro no modelo de uma saia reta, se quiser mais conforto.

Instruções

Uma saia com forro pode ser bem mais confortável do que uma saia sem forro (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Escolha um forro que tenha as mesmas especificações de lavagem que a saia. Geralmente o melhor forro para saia é um tecido escorregadio, como poliéster, que não tem resistência a movimento e é macio, dando uma sensação de conforto a seu corpo.

    Loading...
  2. Junte e costure a parte da frente e a de trás da saia, mas não coloque a cintura, já que costura-se o forro na cintura da saia. Se a sua saia precisar um zíper, costure-o. Reserve a saia.

  3. Coloque a parte da frente e a de trás do molde da saia sobre tecido do forro. Se preciso, use a folha-guia para a colocação do tecido. Muitas vezes, a parte dianteira da saia se encontra na dobra do tecido e a parte de trás da saia tem uma costura no meio. Se a saia tiver uma prega na parte traseira ou lateral, elimine-a no forro, dobrando molde de papel onde fica a prega. O forro deve ser 2,5 cm mais do curto que a saia. Coloque alfinetes nas peças do molde e corte-as. Se o molde mostra pregas, marque-as com um marcador de tecido.

  4. Costure as duas partes de acordo com as instruções do guia deixando o local para o zíper aberto. Se estiver costurando um forro de uma saia cheia, verifique se a cintura do revestimento é do mesmo tamanho da saia. Pode-se usar uma fita métrica ou deslizar o forro dentro da saia e combiná-lo com as costuras laterais. Se o revestimento for muito largo, costure o excesso de pano fazendo uma costura mais profunda dos dois lados do forro. Se ficar muito estreito, solte as costuras laterais.

  5. Abra a tábua de passar e ligue o ferro em uma temperatura baixa que seja segura para o forro. Pressione as costuras do forro e da saia, abrindo-as. Se a sua saia tiver pregas, pressione-os na direção oposta da saia e do forro para eliminar o volume. Dobre uma bainha de 1 cm para o lado avesso do forro e pressione com o ferro. Faça outra dobra e pressione com o ferro novamente, para criar a barra do forro.

  6. Coloque o forro dentro da saia de modo que o lado de dentro do forro fique tocando o lado de dentro da saia. Coloque alfinetes na barra da cintura e prenda a 1 cm do topo da cintura.

  7. Faça o cós da saia. Muitos moldes indicam usar entretela para encorpar o cós. Costure a entretela no cós o passe o ferro para que ela grude no tecido e não fique escorregando. Coloque o cós na saia, prenda com alfinetes e, em seguida, costure.

  8. Faça a bainha do forro da saia usando uma máquina de costura. As costureiras geralmente prendem a primeira dobra da bainha do forro à mão e a segunda e a última com a máquina.

  9. Prenda o zíper na abertura, tomando cuidado para não costurar perto dos dentes do zíper, pois isso impediria de fechar. Se a sua saia tiver uma prega na abertura do zíper, dobre a borda do forro e costure-o à mão na prega.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido para forro
  • Máquina de costura
  • Zíper
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Marcador de tecido
  • Tábua de passar
  • Ferro de passar
  • Entretela (opcional)
  • Agulha
  • Linha

Referências

Loading ...
Loading ...