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Como fortalecer seu abdômen com uma plataforma vibratória

Atualizado em 22 julho, 2017

O sonho da maioria das pessoas é ter um abdômen forte, esculpido em forma de "tanquinho". Mesmo que esse não seja uma meta realista para a muitos, realizar exercícios em uma plataforma vibratória em vez de usar o chão ou uma bola pode melhorar drasticamente seus resultados em uma fração de tempo. A plataforma vibratória é uma máquina que transmite ondas de energia através do corpo, ativando contrações musculares entre 25 a 50 vezes por segundo, aumentando o desempenho geral em apenas 15 minutos por dia. "Ela ativa as fibras musculares tão rapidamente -- exigindo até 90% delas -- que você pode ter um ótimo treino em menos tempo", explica o treinador de celebridades Adam Ernster, dono da academia The Bunker, em Beverly Hills, EUA. "Seu corpo está lutando constantemente contra a plataforma instável e lhe forçando a fortalecer os músculos do abdômen". As plataformas vibratórias são uma ferramenta popular entre muitos personal trainers e estão tornando-se cada vez mais comuns em academias. Elas podem ser compradas em casa através da internet. Sites especializados explicam a ciência por trás da máquina e oferecem vários exercícios para o corpo todo.

Instruções

O sonho da maioria das pessoas é ter um abdômen forte, esculpido em forma de "tanquinho" (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Como fortalecer seu abdômen com uma plataforma vibratória

  1. Acione o botão de início no painel na parte de cima da plataforma e escolha o grau de vibração (recomenda-se 30 para os iniciantes), e pressione a opção "Low" (Fraco).

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  2. Escolha a duração do exercício; comece com 30 segundos e vá aumentando até chegar aos 60.

  3. Sente-se na base da plataforma de frente para a parte de trás, com seus pés encostados na porção vertical da máquina e suas mãos segurando os cabos para equilibrar-se. Aperte o botão de início na parte inferior do painel de controle e comece a realizar abdominais lentos e controlados.

  4. Para tonificar e fortalecer os oblíquos, apoie sua mão direita sobre a base, seus pés no chão e mantenha os quadris elevados. Aperte o botão de início e segure a posição por 30 segundos. Quando a máquina parar de vibrar, troque de lado e repita.

  5. Realize o exercício frontal com seus antebraços repousando sobre a base da plataforma, mantendo o corpo em uma linha reta e estável e os pés sobre o chão. Tenha cuidado para não elevar demais o quadril (imagine estar equilibrando um copo d'água nas costas). Aperte o botão de início e segure a posição por 45 segundos enquanto contrai o abdômen.

  6. Execute a postura do barco do ioga. Sente-se de lado sobre a base da plataforma, eleve as pernas e braços ao mesmo tempo, formando um "V" com seu corpo. Mantenha os dedos das mãos apontando para os pés e os dedos dos pés apontado para o teto. Levante o esterno, recline-se ligeiramente e contraia o abdômen. Aperte o botão de início no painel de controle e sustente a posição por 45 segundos.

  7. Como em qualquer forma de exercício, o alongamento é uma parte essencial de seu treino na plataforma vibratória. Aumente as vibrações para 50 e fique de pé sobre a base. Deixe a parte superior de seu corpo solta como uma boneca de pano enquanto eleva o quadril. Aperte o botão de início, relaxe e sustente por 45 segundos.

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Dicas

  • Limite o treino a 5 minutos por dia ou alterne com treinos de outras partes do corpo, como braços e pernas.

O que você precisa

  • Acesso a uma plataforma vibratória, seja numa academia ou em casa
  • Roupas de treino folgadas

Referências

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