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Como fortalecer e alinhar as costas para melhorar a postura

Atualizado em 17 abril, 2017

A dor nas costas é uma reclamação comum e pode ocorrer devido a exercícios extenuantes, postura inadequada, dormir de bruços, músculos fracos ou uma lesão antiga. Dependendo da severidade, pode ser necessário passar por fisioterapia. Se não for esse o caso, existem algumas pequenas mudanças que você pode fazer em sua rotina para fortalecer as costas e melhorar a postura.

Instruções

Faça exercícios para melhorar a postura e fortalecer as costas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Faça aulas de ioga ou pilates na academia. Esses tipos de treino ajudam a alongar a parte inferior das costas e aliviar a tensão. Caso não seja membro de uma academia, existem DVDs que oferecem aulas dessas modalidades para serem feitas em casa.

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  2. Deite-se em uma superfície plana e firme. Mantenha as costas no chão e coloque as pernas em uma cadeira, sofá ou cama. Essa atividade não envolve nenhum exercício e você pode fazê-la enquanto vê televisão ou escuta música. Fique deitado o máximo possível para ajudar a aliviar as dores nas costas.

  3. Faça aulas com exercícios cardiovasculares para fortalecer as costas. Exercícios como o kickboxing, aeróbica, caminhada rápida e bicicleta ajudam a aliviar a tensão, aumentam a circulação do sangue e desenvolvem os músculos estabilizadores.

  4. Quando for dormir, deite-se de costas, e não de barriga para baixo. Coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça. Com isso, você reduzirá a tensão na parte inferior das costas durante a noite. Outra opção é dormir de lado e com um travesseiro entre os joelhos.

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Referências

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