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Como fortalecer tendões e ligamentos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tendões e ligamentos fortes são a base para desenvolver massas musculares de alto nível, de acordo com "The Body Sculpting Bible for Men” ("A bíblia do corpo esculpido para homens", em tradução livre). Os tendões e ligamentos são cordões fibrosos que conectam suas articulações aos ossos e protegem-no de ferimentos durante exercícios físicos intensos. Alongar-se diariamente e misturar a rotina de exercício poderá ajudá-lo a melhorar sua rotina a longo prazo. Seu corpo precisa possuir o suporte adequado para fortificar seus músculos, o que significa que você terá que praticar movimentos de curto alcance durante seus exercícios para desenvolver os tendões e ligamentos.

Instruções

Fortalecer os tendões é muito importante (moodboard/moodboard/Getty Images)
  1. Alongue por dez minutos para se aquecer. Aquecimentos ajudam a preparar seu corpo para atividades vigorosas soltando as articulações, podendo também aliviar a dor muscular após um treino.

  2. Use treinos de alta resistência, que o force a trabalhar seus tendões e ligamentos mais do que normalmente o faria devido à quantidade de peso. À medida que o corpo for se acostumando com o peso, aumente gradualmente a quantidade para que seus tendões trabalhem mais.

  3. Exercite-se com um pequeno intervalo de movimento. Normalmente esses exercícios trabalham seus músculos, mas diminuindo o alcance dos seus agachamentos, supinos, prensas de ombro ou foco do levantamento das pernas em seus tendões e ligamentos.

  4. Vá com calma. Colocar muita pressão em seus tendões e ligamentos pode causar ruptura dos ligamentos ou tendinites, que são inflamações nos tendões.

Dicas

  • Treine com um personal trainer se você não tiver certeza sobre seus exercícios.
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