O que o fósforo faz para as plantas

Escrito por darlene watson | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que o fósforo faz para as plantas
O fósforo é bastante importante para as plantas (agricultura image by Pablo Fernández from Fotolia.com)

O fósforo é vital para o crescimento e a saúde das plantas. Ele auxilia na conversão de energia solar e outros produtos químicos, como o nitrogênio, em alimento utilizável pelas plantas. A deficiência de fósforo leva a plantas atrofiadas e doentes que produzem frutas e flores de qualidade inferior.

Outras pessoas estão lendo

Função

O fósforo deve ser misturado com água para poder ser absorvido, do solo, pelas plantas. O fósforo é decomposto e combinado com outros produtos químicos antes que a planta seja capaz de absorve-lo. O fósforo então combina com outros produtos químicos para formar íons. Fósforo (P) liga-se com o hidrogênio (H) e oxigênio (O), para criar uma solução de solo. Uma vez que as soluções do solo são formados, as plantas podem absorver o fósforo através do seu sistema radicular.

Benefícios

O fósforo é um dos três principais nutrientes que as plantas necessitam para o crescimento: fósforo (P), nitrogênio (N) e potássio (K). Ele funciona como um dos principais jogadores no processo de fotossíntese, transporte de nutrientes e transferência de energia. O fósforo também afeta a estrutura da planta em um nível celular. Uma planta com a quantidade adequada de fósforo disponível vai crescer de forma mais vigorosa e amadurecer mais cedo do que as plantas com quantidade inadequada de fósforo. Uma planta com deficiência de fósforo vai ficar com atrofia de crescimento, falta de frutos ou de flores, murchidão e as folhas podem ficar mais verdes ou ter uma parte roxa, devido ao processo fotossintético ser afetado. Misturando um fertilizante rico em fósforo com o solo no plantio irá ajudar a planta a estabelecer um sistema de raízes estável e ter uma primeira temporada forte e crescente. É recomendado incluir areia na mistura de plantio para realizar a drenagem se o plantio for em uma área mal drenada.

Prevenção/Solução

Os adubos podem ser adicionados ao solo para aumentar o fósforo disponível para as plantas. Uma vez que a deficiência de fósforo é detectada, teste a acidez do solo para descobrir o melhor tipo de fósforo a ser aplicado e se um tratamento de cal devem também ser administrado. A acidez do solo irá determinar se fertilizantes orgânicos ou inorgânicos devem ser usados. Adubo orgânico funciona mais rápido e dá o melhor resultado quando o solo é quente e bem drenados. Fertilizantes inorgânicos são afetados mais pela acidez do solo contra a temperatura ou drenagem. Solos ácidos abaixo do nível do pH de 5, ou no solo alcalino, com um nível de pH superior a 7,3 ambos têm efeitos negativos sobre o fósforo. O fósforo torna-se fixado em compostos que as plantas são incapazes de utilizar. Um tratamento de cal vai ajudar solos ácidos e rocha de enxofre, serragem, folhas, compostagem e musgo de turfa vai servir para ajudar a tornar o solo menos alcalino. O pH do solo ideal para qualquer adubo de fósforo orgânico ou inorgânico é entre 6 e 7. Recomenda-se realizar o teste de pH normal sobre o solo para regular as aplicações e os níveis de pH.

Tipos

O solo naturalmente contém fósforo, mas devido aos atuais altos rendimentos das culturas e das plantas de paisagismo, mais fósforo é necessário para atingir o efeito desejado, tornando a adição de fósforo necessária. Existem dois tipos de fósforo disponíveis: orgânicos e inorgânicos. Fósforo orgânico é comumente encontrado em esterco animal, resíduos vegetais e húmus. Fósforo inorgânico é comumente utilizado pelos agricultores nos Estados Unidos. A quantidade de fósforo é mais facilmente regulada e mais fácil de administrar a plantas. O fertilizante comercial é criado a partir de rocha fosfática de processamento. O fósforo se torna disponível para as plantas apenas quando a rocha foi processada e transformada em fertilizante. Espoma, uma fabricante de fertilizantes popular para plantas de paisagismo, oferece fosfato de rocha enriquecidos com substâncias químicas necessárias menores.

Aviso

O fósforo é necessário para o crescimento das plantas e é naturalmente encontrado no solo. Mas o uso de fertilizantes com fósforo, orgânicos e inorgânicos, deve ser acompanhado de perto. O fósforo pode se ligar com a superfície do solo em pedras e facilitar o escoamento e erosão. Quando grandes quantidades de fósforo são introduzidos nos cursos de água, especialmente lagoas e lagos, há uma grande proliferação de algas. A alga morre e se decompõe na água, roubando o oxigênio necessário à vida de plantas de nível superior e de animais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível