×
Loading ...

Como fazer um fóssil em casa

Fazer fósseis em casa combina artes e artesanatos com ciência para uma atividade interessante. Os adultos criam um trabalho belo e interessante com essa atividade. Com crianças, você deve incluir matemática e conversar sobre as proporções requeridas quando medirem e misturarem o gesso. Inicie conversas sobre a consistência dos líquidos, diferentes tipos de artes, modelo dos materiais, e a ciência da arqueologia desse artesanato divertido.

Instruções

Faça modelos de fósseis facilmente com gesso (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque aproximadamente 2,5 cm de areia em cada tigela que você deseja fazer o fóssil. Use a colher para aplainar a areia e fazer uma pequena depressão. Coloque o seu objeto natural gentilmente na depressão.

    Loading...
  2. Misture a solução de gesso em uma tigela ou recipiente. Um recipiente com bico funciona melhor para despejar nas tigelas. Use uma mistura de metade de água e metade de gesso. Mexa com uma colher velha até dissolver e começar a engrossar, como a textura de leitelho ou eggnog (bebida semelhante a gemada).

  3. Cuidadosamente, coloque o gesso em uma tigela pequena acima do objeto fóssil e da areia. Jorre cuidadosamente para que o objeto e a areia permaneçam intactos. Cubra-os com aproximadamente 1,30 cm de gesso, então, alise com uma colher.

  4. Coloque um prego grande, pedaço de palha ou palito de dentes, verticalmente, na borda do gesso e dentro da areia, se desejar. Uma vez seco, ele cria um buraco no fóssil para pendurar. Alternativamente, coloque um pequeno laço de barbante na borda do gesso e puxe para baixo ligeiramente para criar um laço de pendurar.

  5. Deixe as tigelas com gesso descansarem intactas por 24 horas até secarem. Você pode achar que elas secarão em menos tempo, entretanto, para permitir a umidade e o tempo diferente de secagem de cada marca gesso, 24 horas é a estimativa sólida para secar.

  6. Cuidadosamente, vire as tigelas para baixo em sua mão, para que o fóssil e a areia caiam gentilmente. Para autenticidade com crianças, use um pincel macio para limpar a areia restante, da mesma forma como os arqueologistas fazem. O gesso é muito frágil, então segure-o com cuidado.

  7. Complete com quaisquer acabamentos desejados, como cuidadosamente remover a palha ou prego que você colocou para criar um buraco. Pinte o fóssil com tintas acrílicas e um pincel macio, se desejar. Use um marcador permanente para rotular o fóssil como o tipo de objeto que ele é, e com o nome da criança.

Loading...

Dicas

  • Se não for possível achar itens naturais, use pequenos brinquedos de plástico como insetos e dinossauros.
  • Misture o gesso em uma caixa de leite para melhor derramamento.
  • Tente esfregar e pintar o fóssil seco com um saquinho de chá úmido, para dar uma aparência mais autêntica.

O que você precisa

  • Areia
  • Colher velha
  • Pequenas tigelas de espuma descartáveis
  • Gesso
  • Água
  • Copo de medidas
  • Tigela com bico
  • Objetos da natureza (pedras, conchas, folhas, flores, pequenos ossos, insetos secos)
  • Prego, palito, palha ou barbante (se pendurado)
Loading ...
Loading ...