Mais
×

Como fotografar chuva

Atualizado em 21 novembro, 2016

A olho nu, um dia chuvoso ou uma tempestade podem ser um lindo acontecimento. Mas quando você quer preservar aquela chuva em uma fotografia, o resultado tipicamente é um desastre cinza fora de foco . Há algumas coisa que você pode fazer para tirar boas fotos da chuva.

Instruções

Chuva batendo em uma poça (Ian Britton, from www.freefoto.com)
  1. Vá para fora. Fotos tiradas de dentro através de uma janela não ficarão nítidas e com foco. Você pode se molhar um pouco, mas a diferença na qualidade da foto vai valer a pena.

  2. Use um tripé. Você vai querer tirar suas fotografias com tanto foco quanto possível e usar um tripé vai dar a você mais controle. Se você não tem um tripé, tente usar outra superfície plana para manter sua câmera tão imóvel quanto possível.

  3. Lembre-se que como em qualquer outra foto, a chuva está se movendo e de qualquer maneira, um pouco dela sairá embaçada.

  4. Componha sua foto de maneira a conseguir o máximo que puder do primeiro plano com foco, mesmo que o fundo esteja completamente desfocado.

  5. Mantenha a câmera coberta o tempo todo. A água pode danificar seriamente sua câmera, então mesmo que você esteja do lado de fora fique sob uma cobertura ou, se não houver nenhuma disponível, cubra você e a câmera com uma toalha de microfibra.

  6. Seja criativa com relação a como você tira suas fotos da chuva. Não é necessário apontar a câmera e tirar fotos no ar para ver a chuva cair. Tente ângulos diferentes para criar uma nova perspectiva que irá dar mais significado à foto.

  7. Considere tirar fotos do respingo da chuva em superfícies, pessoas brincando na chuva, ou da chuva caindo em forma de gotas das árvores. Não importa o que você faça, mantenha seus olhos abertos para novas e interessantes formas de conseguir a sua melhor foto da chuva.

  8. Não tenha medo de se molhar um pouquinho. Talvez seja necessário um pouco de dedicação, mas você irá perceber que ficar lá para tirar a foto certa fará toda a diferença.

Dicas

  • Para se proteger da chuva, você poderá até ter um assistente segurando um guarda-chuva sobre você e sua câmera, ou colocar a câmera em um saco plástico com buracos para que seja possível enxergar com clareza.

Aviso

  • Se o tempo ficar muito ruim, vá para dentro. Não faz sentido correr perigo por causa do tempo por conta de uma fotografia.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article