Como fazer fotografias com lapso de tempo

Escrito por kevin lee | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer fotografias com lapso de tempo
Capture o movimento da natureza utilizando fotografia de lapso de tempo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Se você já viu nuvens correrem pelos céus azul-cristal em uma tela ou trabalhadores construindo edificações em menos de um minuto, você viu fotografia com lapso de tempo em ação. Filmes feitos com essa técnica fascinam espectadores por anos: Time Science, um site devotado a fazer "captura inteligente de imagem" considera o lapso de tempo um "avanço rápido da realidade". Fotógrafos criam esses tipos de filmes cativantes utilizando câmeras que capturam imagens com taxa de quadros extremamente lentas. Por exemplo, se você filmar um pouco uma pétala de flor de tantos em tantos minutos, você pode juntar as imagens e fazer a flor parecer que desabrocha graciosamente em poucos segundos. Faça a lua voar pelo céu ou a grama crescer instantaneamente aprendendo os segredos da fotografia de lapso de tempo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tripé (recomendado)
  • Intervalômetro (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como fazer

  1. 1

    Use acessórios úteis. Você só precisa de uma câmera para fazer um vídeo de lapso de tempo, mas vários acessórios podem tornar seu trabalho mais fácil e ajudá-lo a produzir vídeos que pareçam profissionais. Um tripé pesado - que custa mais que os convencionais - ajuda sua câmera a permanecer firme, mesmo se alguém empurrá-la. Se você planeja criar vários vídeos de lapso de tempo, considere investir em um tripé pesado.

  2. 2

    Se sua câmera não tem uma opção de obturador automático, adquira um intervalômetro. Este dispositivo útil é conectado ao obturador de sua câmera parada e o ativa automaticamente em intervalos que você escolhe. Você notará como isso é útil quando seus projetos de filmagem levam horas e você não tem tempo para ficar perto pressionando o botão da câmera o dia inteiro. Ele também minimiza o risco de mexer a câmera pois você nunca tem que tocá-la durante o projeto de filmagem.

  3. 3

    Proteja sua paisagem. No livro "Digital Video Hacks", Joshua Paul sugere que isole a área que contém seu tema. Isso pode parecer senso comum, mas você pode esquecer que pessoas, animais, ônibus passando e outras coisas podem entrar na paisagem da sua câmera eventualmente. Vídeos de lapso de tempo podem levar horas, dias ou mais para serem filmados. Antecipe interrupções enquanto planeja o seu local de filmagem e duração do filme.

  4. 4

    Aprenda a capturar rastros de estrelas. Você não pode ver as estrelas se moverem a olho nu, mesmo resplandecendo pelo espaço a velocidades incríveis. Entretanto, você pode surpreender o público fazendo-as se mover pela tela depois de filmá-las a taxas de quadros lentas. O fotógrafo profissional premiado Harry Davis revela seus segredos para criar vídeos cativantes de rastros de estrelas. Ele recomenda tirar várias imagens de curta exposição do céu noturno ao invés da abordagem mais tradicional de deixar o obturador aberto por mais tempo capturando uma grande exposição. Depois de tirar várias fotos, coloque-as em camadas enquanto as junta para criar seu filme. Harry diz que essa técnica ajuda a minimizar o risco de ver objetos não relacionados no seu vídeo. Ele também diz que usar imagens em camadas resulta em vídeos que têm menos ruído.

  5. 5

    Verifique suas baterias. Se você quer filmar três horas e a bateria da sua câmera só dura duas horas, você terá um problema porque depois que começa a filmar, você não pode mover a câmera - nem mesmo para trocar a bateria. Se sua câmera pode usar um adaptador AC e tiver uma fonte de energia por perto, plugue-o em sua câmera, assim você pode filmar enquanto durar a memória.

  6. 6

    Planeje sua taxa de quadros. A taxa de quadros é o número de imagens que você capturará por segundo, minuto ou hora. Use taxas de quadros mais baixas para fazer objetos se moverem mais rápido e taxas de quadros mais rápidas para deixá-los mais lentos. Use uma calculadora de lapso de tempo para ajudá-lo a determinar a melhor taxa de quadros. Você pode encontrar uma dessas procurando na Internet. Para usar uma calculadora, coloque a duração do filme desejada e deixe a calculadora computar o seu tempo de filmagem.

  7. 7

    Use seu computador. As câmeras de hoje podem guardar vastas quantidades de informação em dispositivos portáteis e memória. Entretanto, esta memória não é infinita, ela pode encher dependendo de quantas fotos você captura durante sua filmagem. Verifique a capacidade de memória da sua câmera antes de filmar e apague imagens velhas que você não precisa mais. Se sua câmera tiver a possibilidade de capturar diretamente para um computador, considere conectar sua câmera a um computador se você espera possíveis problemas de memória.

  8. 8

    Artistas e designers profissionais entendem composição. Grandes obras de arte geralmente consistem de objetos de primeiro plano que aparecem em frente ao tema principal. Se você está filmando veleiros flutuando pelo rio, por exemplo, posicione sua câmera de maneira que um objeto de primeiro plano apareça em algum lugar da cena - como uma árvore. Quando você tocar seu vídeo de lapso de tempo completo, ele combinará o movimento dos objetos de primeiro e segundo plano, criando uma cena tridimensional atraente. Lembre-se das regras básicas de fotografia e aplique-as em seus produtos de fotografia de lapso de tempo. Com um pouco de conhecimento, planejamento e ímpeto de criatividade, você pode impressionar seus amigos com vídeos incríveis que de fato aceleram a realidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível