×
Loading ...

Como usar um fotômetro analógico

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar da maioria das câmeras atuais terem fotômetros embutidos, você ainda pode querer usar um analógico para obter leituras mais precisas da luminosidade. Esses aparelhos analógicos funcionam da mesma forma que os digitais, mas uma escala analógica em vez de uma tela. Você pode adquiri-los, eles indicarão a luz incidente, refletida ou ambas.

Instruções

Fotômetro analógico (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Vire a roda de configuração do ISO no fotômetro até encontrar a velocidade usada na câmera. O aparelhos irá ajustar suas leituras de acordo com essa velocidade.

    Loading...
  2. Para obter a leitura da luz refletida, aponte o fotômetro para o objeto. Uma leitura de luz refletida grava a quantidade de luz refletida do objeto. Apesar desse tipo de leitura geralmente ser menos precisa que a de luz incidente, é a única opção ao fotografar objetos à distância.

  3. Para saber sobre a luz incidente, coloque o fotômetro na mesma luz que o objeto. Esse tipo de leitura mostra a luz que incide sobre o objeto em vez da que se reflete sobre ela. Você saberá que o aparelho pode captar a luz incidente se ele tiver um pequeno círculo sobre os sensores. Os fotômetros que podem captar ambas as luzes tem um círculo que pode se mover para cima e para baixo. Mova a peça para cima do sensor para obter a leitura.

  4. Espere para que a agulha do medidor se estabilize. Ela deve se alinhar com dois números, incluindo a velocidade do obturador e valor de abertura. Essa combinação deve oferecer uma exposição correta para a situação. Se quiser ajustar uma dessas configurações, ajuste a outra de acordo. Por exemplo, se quiser usar uma velocidade menor do que a recomendada pelo fotômetro, compense a luz usando uma abertura menor.

Loading...

Dicas

  • Quando estiver se acostumando com o aparelho, teste as exposições. Isso funciona melhor em um estúdio com iluminação controlada. Fotografe com a configuração exata recomendada pelo fotômetro, e depois tire uma foto que estaria superexposta ou subexposta. Compare as fotos para ver a precisão das leituras.

O que você precisa

  • Fotômetro analógico
  • Câmera

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...