Passatempos

Fotos perfeitas usando a câmera de celular

Escrito por paula haefeli Google
Fotos perfeitas usando a câmera de celular

Escolha seu foco e fotografe!

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Com a modernização dos telefones celulares, as câmeras fotográficas embutidas estão mais potentes e com melhor resolução. E redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram estimulam os donos dos aparelhos a registrar e compartilhar todo e qualquer clique. No entanto, a praticidade das câmeras no celular nem sempre garante uma qualidade satisfatória. A seguir, veja imagens de exemplo e aprenda a tirar fotos perfeitas usando nada mais que seu celular e garanta cliques que não deixam a desejar em relação a fotografias profissionais. Tire proveito das funcionalidades do seu celular e prove que a ferramenta mais importante é o olhar do fotógrafo!

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Telefone celular ou tablet com câmera fotográfica

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1
    Treine seu olhar

    Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

    O olhar do fotógrafo é muito mais importante do que a qualidade da câmera. Antes de mais nada, entenda as funcionalidades e as limitações técnicas do seu aparelho. Depois, aprenda a brincar com ele e usá-lo a seu favor. Muitas vezes, até a imperfeição ajudará a criar efeitos diferentes. Depois, treine seu olhar e seu instinto: se você se depara com algum objeto que possa parecer comum mas chamou a sua atenção, clique-o de diversos ângulos e distâncias. Você sempre pode encontrar uma verdadeira pérola entre uma sequência de fotos "ruins"!

  2. 2
    A luz de fim de tarde rende ótimas fotos

    Jupiterimages/Comstock/Getty Images

    Luz e fotografia andam lado a lado. Quanto mais correta for a luz sobre o objeto, mais bem retratada será sua imagem, especialmente em câmeras de celular, que não possuem grandes aberturas para a entrada de luz. Antes de dar o clique, repare na incidência da luz -- de que lado ela se projeta, se é natural ou artificial -- e controle a exposição. Para isso, basta tocar na tela do seu aparelho sobre o objeto retratado e em torno dele, para garantir uma entrada de luz sem excesso, que não "estoure" o objeto e nem seja escura demais.

  3. 3
    Flash e luz artificial são ideais para ambientes escuros

    Michael Blann/Lifesize/Getty Images

    Se há pouca luz no ambiente, mantenha a mão firme para a imagem não tremer e aproveite o flash da sua câmera de forma inteligente. Alguns aplicativos para celular ajudam a regular o flash do seu celular de acordo com a luz disponível ou mantê-lo ligado enquanto você focaliza o objeto, para evitar o "estouro" da imagem e os olhos vermelhos dos retratados. Para recriar efeitos divertidos ao estilo das "toy cameras" (Holga e Lomo, entre outras câmeras pequenas e de uso recreativo), recorte papel celofane colorido e coloque-o sobre o flash.

  4. 4
    Regra dos terços na foto

    Thinkstock/Comstock/Getty Images

    Para deixar as suas fotos mais interessantes, nem sempre enquadrá-las no centro da imagem é a melhor solução. Harmonize os elementos da foto usando a chamada regra dos terços (que dividem a imagem em múltiplos de três quadrantes). Se o aplicativo de fotos do seu celular permite a inclusão de "grades" (linhas que dividem a foto em quadrados), utilize-as para enquadrar o objeto fotografado nos cruzamentos entre as linhas. Estas grades também ajudam a alinhar o horizonte. Qualquer paisagem fantástica fica instantaneamente sem graça se o horizonte está torto!

  5. 5
    Exemplo de fotografia com o uso de tilt-shift

    Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images

    Use os recursos de aplicativos de pós-produção de imagem, mas sem abusar. O Instagram, por exemplo, possui funcionalidades como o "tilt-shift" (desfoque de elementos que o usuário deseja que fiquem em segundo plano) e filtros coloridos. Outros aplicativos oferecem ainda ajustes e retoques de cor, contraste e saturação, por exemplo. Se usados com parcimônia, podem dar uma cara especial à uma foto aparentemente comum. No entanto, para usar de maneira correta, teste e experimente cada recurso em diferentes objetos, distâncias e luzes.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media