×
Loading ...

Como fazer franjas com lã

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode colocar franjas em xales, cachecóis e cobertores para um toque delicado. Algumas franjas são feitas separadamente e costuradas depois que a peça está pronta. Entretanto, com lã e outros tecidos de fibras espaçadas, você pode fazer a franja diretamente nas bordas do tecido -- basicamente desmancha-se parte do tecido para criar uma borda. Esse acabamento pode ser feito de várias formas.

Instruções

Faça uma franja que combine com seu cachecol favorito (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Determine o comprimento da franja. Meça a distância a partir da partir da borda do pano e marque com alfinete. Repita a medição para o comprimento da borda onde a franja será feita.

    Loading...
  2. Costure ao longo da linha alfinetada em ponto de zigue-zague, no sentido do comprimento do tecido. Remova os alfinetes.

  3. Coloque o tecido costurado sobre uma superfície plana. Use a agulha de cerzir para separar a primeira mecha do tecido. Repita o procedimento em toda a borda, separando as mechas do resto do tecido. Quando terminar, remova a linha que une a malha delicadamente.

  4. Repita o passo 3 até que tenha removido todas as linhas que unem a malha à linha costurada, criando assim a franja.

  5. Repita os passos anteriores até que você tenha feito uma franja em todos os lados que quiser. Afofe a franja com os dedos, para que ela pareça mais cheia. Se desejar, enrole ou trance mechas de tecido para fazer franjas mais espaçadas. Amarre-as com um nó firme na ponta, para evitar que elas se desmanchem.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido de lã
  • Fita métrica ou régua
  • Alfinete
  • Máquina de costura
  • Agulha de cerzir grande

Referências

Loading ...
Loading ...