Mais
×

Com que frequência deve-se regar o gramado?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Pode vir como uma surpresa dizer que é preciso começar a regar o gramado novo antes mesmo dele ser colocado. Aguar o suficiente e manter o gramado molhado durante as duas primeiras semanas é essencial para garantir que ele crescerá na área toda.

O gramado instalado também requer muitos cuidados (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Por que gramado?

Em vez de plantar a semente da grama e torcer para que ela vire um belo gramado, muitas pessoas agora optam por cobrir sua propriedade com gramado pronto, que vem em pedaços de relva cortadas de campos, transplantadas para outro lugar. Os agricultores especializados conseguem esse tipo de gramado plantando as sementes em campos extensos, onde eles regam e ceifam a grama até que ela esteja pronta para ser transportada. Quando um cliente faz um pedido, eles cortam a grama desde a raiz até o solo abaixo dela, e depois a puxam. Elas são fatiadas em largas tiras e enroladas igual um tapete, para, então, serem levadas ao novo destino.

Comprar e instalar esse tipo de gramado é bem mais caro do que apenas plantar a grama, mas a vantagem é que você terá um gramado bonito instantaneamente. Não há necessidade de esperar a grama crescer, nem de enxotar os passarinhos que comem as sementes, além de não trazer sujeira de terra para dentro de casa.

Em vez de plantar sementes e esperar que elas virem um gramado lindo, muitas pessoas agora escolhem colocar os gramados prontos, que são pedaços de grama já crescidos e transportados (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Regando antes da instalação

Instalar um gramado novo é conveniente, mas não deixe isso lhe enganar: é preciso ter cuidado, especialmente na hora em que for colocado. Além disso, é preciso regar e isso deve ser feito antes mesmo dos gramados serem colocados.

Quando os produtores cortam o gramado, eles inevitavelmente cortam partes das raízes. Com isso, durante o transporte, as raízes podem começar a secar, então o ambiente onde os gramados serão colocados precisa estar pronto de antemão. A maioria dos produtores recomenda encharcar o solo em cerca de 8 cm, o que significa que a rega deverá ser feita um ou dois dias antes do gramado chegar. Ao posicionar as tiras de gramado no solo molhado, as raízes esfriam e absorvem água com mais eficiência.

A maioria dos produtores recomenda que o solo seja encharcado em cerca de 8 cm um ou dois dias antes do gramado ser entregue (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Rega durante a instalação

Assim que os instaladores terminarem de colocar o gramado, ajuste os irrigadores e regue bastante, molhando desde a grama até o solo abaixo dela. Continue posicionando irrigadores conforme os instaladores terminam o serviço. Depois, deixe a água correr até que toda a extensão de gramado e solo esteja bem regados.

Continue acrescentando irrigadores conforme os instaladores terminam o serviço (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Rega durante as duas próximas semanas

Assim que todo o gramado estiver instalado e você tiver feito a primeira rega, continue regando regularmente. De acordo com alguns vendedores, a maioria dos proprietários rega com uma frequência acima do esperado, mas não com a profundidade adequada. As primeiras duas semanas são as mais críticas, então regue o gramado o suficiente, de forma que a água penetre nas raízes e no solo.

Nunca deixe o gramado secar completamente. Se for pouco regado, ele ficará marrom. Isso não significa que o gramado está perdido, mas que é melhor você ter mais cuidado. Coloque mais irrigadores e proteja o seu investimento.

As primeiras duas semanas são as mais críticas, então regue o gramado o suficiente, de forma que a água penetre nas raízes e no solo (Tom Shaw/Getty Images Sport/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article