Com que frequência deve-se usar uma sauna?

Escrito por tracy stefan | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Com que frequência deve-se usar uma sauna?
Saunas trazem muitos benefícios à saúde (All original photos by Tracy R Stefan)

Uma ida à sauna pode aliviar tensões e melhorar sua aparência. Na sauna, a circulação sanguínea aumenta conforme a temperatura e a umidade aumentam. O suor abundante em ambientes altamente úmidos abre os poros da pele, promove a circulação e libera toxinas e resíduos. A circulação aumentada traz nutrientes para a superfície da pele, deixando-a radiante e limpa, enquanto as temperaturas altas matam patógenos que não aguentam o calor.

Outras pessoas estão lendo

Uma técnica antiga

A terapia hipertérmica, ou sauna, é uma técnica muito antiga. Os americanos nativos, os escandinavos — principalmente entre os finlandeses — e os asiáticos possuem tradições duradouras do uso de vapor para curar doenças e cuidar da beleza. Saunas criam uma febre artificial no corpo, induzida pelo alto calor e umidade. A terapia hipertérmica, como ela é chamada, funciona quando a temperatura corporal aumenta para 38,5 a 39,5°C, o que aumenta a circulação sanguínea e ativa o sistema imunológico.

Hidratação e transpiração

Antes de entrar na sauna, é importante estar bem hidratado. Beba muito líquido na noite anterior ao dia da sauna. Traga água ou suco e beba durante a sessão. É possível perder um litro de fluido em apenas 15 minutos de sauna, então a ingestão de líquidos anterior, durante e após a sauna é essencial para promover a eliminação das toxinas do corpo.

Doenças pré-existentes

O tratamento hipertérmico para manter a saúde é um caminho natural para promover a beleza e o bem estar. Contudo, o calor da sauna expande os vasos sanguíneos e acelera a circulação. Por isso, algumas pessoas precisam consultar um médico antes de usar essa terapia. Mulheres grávidas, idosos, crianças pequenas e pessoas com problemas cardíacos, pressão alta ou câncer devem falar com um médico sobre o tratamento hipertérmico.

Tomar banho na sauna

Antes de entrar na sauna, remova todas as joias e metais do seu corpo, já que eles se aquecerão e possivelmente queimarão sua pele no vapor intenso. Além disso, remova lentes de contato, já que elas podem sofrer danos no calor intenso. Será preciso tomar uma ducha antes de entrar na sauna, além de usar uma toalha ou uma roupa de banho de fibra natural e chinelos. Sente-se em uma toalha para se manter higienizado. Se a pessoa tiver feito exercícios antes de entrar na sauna, é preciso deixar o corpo esfriar antes de fazer a terapia hipertérmica.

Mantendo a umidade

O mecanismo de ação da sauna é que ela evita a evaporação do suor em calor seco, o que fecha os poros. Quando for usar a sauna, mantenha as rochas molhadas despejando uma xícara de água nelas a cada poucos minutos, o que aumentará a umidade em 40%. A umidade é o que se quer em uma sauna, já que ela evita a evaporação do suor e impede que os poros se fechem. A umidade elevada promove um suor contínuo que limpa o corpo, já que não evapora imediatamente como acontece normalmente fora da sauna.

Fique confortável

Os bancos mais altos da sauna são os mais quentes, então escolha um lugar no qual se sinta bem. Sente ou deite confortavelmente em sua tolha enquanto estiver lá dentro. Antes que esquente muito, saia da sauna e tome um banho refrescante. Volte para dentro por mais cinco ou dez minutos. Não fique no vapor por mais que 20 minutos, já que muito calor pode causar náuseas e tonturas. Não beba álcool antes, durante ou imediatamente depois da sessão. O seu metabolismo aumenta e as drogas e o álcool serão absorvidos mais rapidamente pela corrente sanguínea, o que pode ser perigoso e até mesmo fatal. Se estiver fazendo algum tratamento com prescrição, pergunte ao seu médico se a sauna é autorizada.

Não aguenta o calor?

Para uma pessoa saudável comum, uma sessão de 20 minutos na sauna por semana é suficiente para melhorar a saúde e a aparência. Os benefícios aparecem não apenas durante os minutos que se está lá, mas também durante a preparação e o período de recuperação após a sessão. É melhor não ter nada planejado após a sauna, além de descanso e reidratação. Evite álcool, exercícios intensos ou trabalho pesado após a terapia hipertérmica, já que a eliminação de toxinas, apesar de lhe deixar refrescado, requer descanso para completar o processo de recuperação. O seu estado de saúde é um fator determinante sobre a frequência com que se deve utilizar uma sauna. Uma pessoa altamente saudável ou atlética pode aguentar a sauna uma ou até mesmo duas vezes por semana, mas se sua saúde estiver comprometida de alguma maneira, consulte um médico para que ele sugira a quantidade de sessões que devem ser feitas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível