Com que frequência se deve fazer flexões de braço?

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Com que frequência se deve fazer flexões de braço?
Existem treinamentos diferentes dependendo do quanto você exercita seus braços (Wikipedia; May 18, 2005.)

Flexões de braço são ótimos exercícios para fortalecer o peito, ombros e tríceps, além de trazer firmeza à parte inferior das costas e ao abdomen. A questão é com qual frequência se deve fazer esses exercícios durante a semana. Existem opiniões distintas sobre esse assunto, mas a resposta deverá ser determinada pelo indivíduo, baseado na extensão do treinamento completo.

Outras pessoas estão lendo

Forma correta de executar flexões

Comece colocando os joelhos em uma superfície firme. Coloque as duas mãos à sua frente, abertas paralelamente aos ombros. Posicione as pernas para trás, deixe-as firmes e suba na ponta do pé. Mantenha as costas retas e os pés juntos. Inspire e baixe a parte superior do corpo até que seu peito toque o chão. Expire enquanto levanta as costas novamente. Execute quantas repetições forem possíveis. Certifique-se de manter os cotovelos parados durante o movimento. Não o dobre para a frente ou você colocará muita pressão sobre eles.

O que fazer se você só faz flexões

Se você não levanta pesos e só faz flexões, é possível fazê-las todos os dias, porém, isso dependerá de como seus cotovelos e braços responderão ao exercício e do quão dolorido se está naquele dia. Lembre-se, os músculos crescem no período de descanso. Se sobrecarregá-los com muitas repetições, é possível estar treinando em excesso. Do jeito tradicional, só se usam 60% do peso do corpo, logo, você não está "lesionando" o músculo da forma como estaria se também levantasse pesos. Mesmo assim, se tiver dores musculares ou nas juntas, descanse um ou dois dias. Se fizer mais de cinco ou oito séries de flexões por dia, é possível que sinta dores e rigidez. Essa é a forma de seu corpo lhe dizer para descansar. Se tiver menos de 35 anos, seu tempo de recuperação será mais curto, e você poderá fazer as flexões quase todos os dias. Para aqueles com mais de 35 anos, escute seu corpo falando. Se tiver dores no cotovelo, é melhor reduzir para quatro vezes por semana o número de dias nos quais se exercita.

O que fazer se você faz uma diversidade de flexões

Algumas pessoas fazem muitas repetições de flexões normais e, depois, elevam os pés de modo a chegar à altura do peito. Outras fazem flexões entre cadeiras. Se sua rotina estiver muito intensa e você estiver fazendo mais de 10 séries, você deverá se limitar a três vezes por semana, o que ajudará seu corpo em relação a dores musculares e nas juntas.

O que fazer se você levanta pesos

Se já levanta pesos e faz flexões apenas como um complemento ao treino, sua frequência deve ser a seguinte: se você faz treinos para o peito duas vezes por semana, não faça flexões mais do que duas vezes por semana. O motivo é que se sobrecarrega as fibras musculares quando levanta peso. Se começar a fazer flexões entre os treinos de peito, você não terá o período de recuperação, e, consequentemente, na próxima vez que tentar levantar peso, não conseguirá levantar a mesma quantidade. É possível diminuir para uma vez por semana a quantidade de vezes que levanta peso e acrescentar um dia de flexões. Nesse caso, ainda se limite a três ou quatro vezes por semana.

Rotinas de flexões com equipamentos

Existem diversas alças e tiras que podem ser usadas para fazer flexões. Os equipamentos são feitos para otimizar a rotina normal de flexões da pessoa. Indivíduos que queiram melhorar o desempenho devem considerar a aquisição desses produtos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível