Com que frequencia é preciso fertilizar uma horta?

Escrito por amma marfo | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Com que frequencia é preciso fertilizar uma horta?
Adube a horta para que cresça mais (plants image by Melissa Schalke from Fotolia.com)

Enquanto melhorias nutricionais mais duradouras para seu solo são fornecidas por compostos de liberação lenta ou esterco, a maioria dos jardineiros sabe que, para um estímulo mais rápido, deve-se adicionar fertilizantes à terra. Esses produtos liberam nutrientes no solo, que serão absorvidos pelas plantas, tornando-as mais saudáveis e mais produtivas. Contudo, se a fertilização for muito frequente, pode-se levar à queimadura da raiz. Antes de aplicar qualquer adubo ao seu jardim, aprenda com que frequência deve-se fertilizar a horta.

Outras pessoas estão lendo

Quando fertilizar

Alguns jardineiros profissionais dizem que deve-se observar cada planta individualmente para a fertilização. Se escolher ouvi-los e tratar suas plantas individualmente, observe cada sinal dado pela planta que indica que é hora da fertilização. Enquanto parece ser uma tarefa simples, alguns vegetais se beneficiam do alimento apenas antes de fluorecer, outros preferem ser alimentados após esse processo, alguns conforme eles vão sendo formados, outros antes de se espalharem (se for uma casta) e também há aqueles que precisam ser adubados ao longo da estação ou somente na época de plantio. Embora seja benéfico para a planta especificar esse tempo, pode ser que o serviço de jardineiro torne-se mais difícil, fazendo com que queira passar menos tempo no jardim.

Para um jardim menor e de fundo de quintal, a menos que esteja disposto a viver de acordo com o calendário de crescimento e o progresso da planta, há de fato duas vezes principais para se adubar. A primeira vez, e mais fácil, é na primavera, antes de plantar. Depois de um longo inverno, uma vez que o solo esteja descongelado e pronto para ser trabalhado, acrescentar um adubo dá um começo saudável às sementes e aos enxertos. Como o fertilizante é absorvido pelas plantas, não ficam restos no solo, por isso que a segunda aplicação de adubo é feita na metade da temporada de crescimento, quando suas plantas estão prontas para produzirem.

Como fertilizar

Use um fertilizante na proporção 10:10:10 (nitrogênio: fósforo: potássio) para uma aplicação simples que, se usado nas quantidades sugeridas pelo fabricante, não deverá queimar as raízes das plantas. A primeira aplicação requer simplesmente que você espalhe os grânulos ao longo de toda a horta antes de lavrar ou cavar o solo. Uma vez que o fertilizante está espalhado, trabalhe como normalmente faria com o solo para prepará-lo para o período de jardinagem.

No meio da temporada, implemente o segundo tratamento com um método onde acrescenta adubo a áreas que precisam. Para vegetais mantidos em fileiras, crie uma trincheira com aproximadamente 15,2 cm de afastamento de cada linha, com não mais que dez centímetros de profundidade. Acrescente uma quantidade específica de adubo de acordo com o que é indicado no pacote e cubra a área.

Se as plantas não estão dispostas em linhas, faça a fertilização fazendo uma trincheira circular em volta de cada planta. O círculo deve ter entre 30,5 e 45,7 cm de diâmetro, aproximadamente, mas com não mais que 10 cm de profundidade. Leia o pacote do fertilizante mais uma vez e aplique a quantidade apropriada de adubo ao círculo, preenchendo-o. Seu jardim deverá ter, então, a energia extra para passar pelo resto da estação antes do inverno chegar e ter que se executar todo o processo novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível