×
Loading ...

Com que frequência é preciso trocar a areia do filtro da piscina?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os filtros de areia são usados em piscinas para filtrar e capturar pequenas partículas da água durante o processo de filtragem. Quando a areia se quebra, as partículas de sujeira fluem por ela e voltam para a água da piscina. A frequência de troca da areia depende do uso que você faz da piscina e de quão bem o filtro está limpando a água.

Piscina (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Piscinas públicas

As piscinas públicas precisam trocar a areia uma vez por ano. A maioria delas é regulada por normas municipais, que tornam a troca obrigatória, pois a areia coleta partículas de sujeira, óleos corporais e produtos cosméticos. A areia se deteriora mais rapidamente porque o filtro funciona por períodos maiores, para manter a água limpa. A retro-lavagem é feita diariamente, e isso também deteriora as partículas da areia que seguram a sujeira.

Loading...

Piscinas particulares

As piscinas particulares podem ficar três a cinco anos sem precisar de trocas de areia. Como elas não tem um uso intenso, o filtro não precisa de retro-lavagem todo o dia, e a quantidade de óleos corporais e produtos cosméticos não é tão elevada quanto em uma piscina pública. Isso se aplica apenas se não existirem outras variáveis.

Tipo de areia

A areia usada no filtro, em geral, é sílica n° 20. Ela possui bordas ásperas que capturam as partículas de sujeira quando a água passa por ela. Se um tamanho diferente for usado, como areia de parquinho, ela não irá coletar a sujeira, por ter as bordas arredondadas. Areias de parquinho ou da praia fluirão para a lateral dentro da bomba e depois para a piscina, durante o processo.

Outras variáveis

É preciso mudar a areia da bomba quando ela estiver fluindo para a piscina durante o processo de filtragem. As causas para isso podem ser uma rachadura na lateral. Nesse caso, ela deve ser substituída, o que significa remover a areia, e é uma oportunidade para trocá-la. Se o medidor de pressão estiver alcançando de cinco a oito PSI (ou 34 a 55 kPa) acima da leitura de limpeza, mais do que uma ou duas vezes por semana, e você fez a retro-lavagem, então a areia precisa ser trocada. Uma das causas pode ser o acúmulo de sujeira na areia, que não permite que ela filtre direito.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...