Com que frequência deve ser trocada a roupa de cama?

Escrito por brynne chandler | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Com que frequência deve ser trocada a roupa de cama?
Descubra a frequência com que deve trocar seus lençóis (Image courtesy of nibush and lollygagger_73 on Photobucket.)

Poucas coisas são tão confortáveis -- ou confortantes -- como lençóis frescos e limpos após um longo dia. Não existem regras rigorosas para as tarefas domésticas, então descobrir a frequência de certas rotinas, como trocar a roupa de cama, pode ser um desafio. Esse artigo fornecerá algumas orientações sólidas para manter um ambiente seguro e agradável para o sono, sem quebrar suas costas, nem as finanças.

Outras pessoas estão lendo

Por que trocar os lençóis?

Não importa o quão limpo você é, todos os seres humanos eliminam células da pele, cabelo e fluidos corporais. Na cama, esses itens ficam nos lençóis e fronhas. Se lá permanecerem, podem causar odores desagradáveis, viscosidade e servem de solo fértil para pulgas, percevejos, ácaros e outros parasitas.

Uso adulto notmal

De acordo com a equipe de limpeza do grupo de hotéis Hilton, os lençóis são trocados antes de cada novo hóspede, ou a cada três dias se os hóspedes ficarem por mais que esse período. A maioria das pessoas não tem o tempo, recursos ou vontade de trocar os lençóis com essa frequência. Adultos que tomam banho e lavam seus cabelos com frequência, vestem pijamas limpos (se usam) e usam a cama primariamente para dormir devem trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Se você prefere trocar os seus lençóis com mais frequência, mantenha três conjuntos para que sempre tenha um lavando, um no armário e um no uso.

Uso mais ativo

Para algumas pessoas, a cama não é apenas o local para dormir. É uma escrivaninha, mesa de jantar, cinema e academia. Resíduos de comida podem atrair formigas e baratas e ninguém gosta de acordar com pequenas partículas grudadas no corpo. Se você come e bebe ou faz outras atividades na cama, os lençóis devem ser trocados -- ou, pelo menos, sacudidos ou escovados -- toda noite. Adultos sexualmente ativos devem trocar os seus lençóis uma vez por semana, ou após qualquer atividade que deixe substâncias estranhas na roupa de cama.

Ácaros, alergias na pele e outros problemas

Algumas pessoas são mais alérgicas a ácaros do que outras. Trocar as fronhas toda noite e os lençóis uma vez por semana deve aliviar o nariz escorrendo, a tosse e irritação na pele causados por essa alergia. Mulheres menstruadas devem trocar sua roupa de cama caso ocorram vazamentos durante a noite, pois até mesmo sangue seco pode servir como alimento para percevejos, pulgas e outros insetos carregados para dentro de casa pela roupa ou por animais de estimação. Qualquer pessoa que apresente transpiração noturna também deve trocar seus lençóis toda noite, para que o suor seco não alimente ácaros nem cause irritação à pele. Em caso de gripe ou outras doenças, as fronhas devem ser trocadas toda noite e os lençóis duas vezes por semana ou assim que se sujarem.

Com que frequência deve ser trocada a roupa de cama?
O suor seco serve de alimento para ácaros

Roupa de cama de crianças

Crianças que ainda não sabem usar o penico devem ter seus lençóis trocados toda noite, pois às vezes um vazamento pode secar antes do amanhecer e não ser percebido. Crianças no início da dentição frequentemente babam e também devem ter sua roupa de cama trocada toda noite para que a saliva seca não irrite a pele. Crianças que tomam banho e lavam seus cabelos frequentemente, dormem com pijamas ou roupa de baixo limpos e conseguem dormir a noite toda sem acidentes podem ter seus lençóis trocados uma vez por semana. De acordo com o tipo de cama e o nível de aprendizado, as crianças de cinco ou seis anos de idade podem trocar seus próprios lençóis com alguma ajuda e supervisão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível