Saúde

O ar frio pode causar dores musculares?

Escrito por michael davidson | Traduzido por angela spada

Outras pessoas estão lendo

O ar frio pode causar dores musculares?

A dor muscular é um problema frequente para muitas pessoas

Adam Gault/Digital Vision/Getty Images

O ar frio e as dores musculares

A dor muscular é um problema frequente para muitas pessoas. Se você for um atleta, um praticante frequente de exercícios ou apenas alguém que tenta melhorar seu condicionamento físico básico, as dores musculares e as cãibras podem afetar dramaticamente seu treinamento e sua vida diária. Muitas mudanças climáticas diferentes podem desencadear ou agravar a dor muscular, por exemplo, alterações no vento, na pressão barométrica, na umidade e na precipitação pluviométrica. Outro fator que geralmente contribui para a dor muscular é a temperatura. O tempo frio pode agravar ou causar o início de dores musculares e articulares de várias maneiras.

Como o ar frio afeta os músculos e articulações

Os meses mais frios geralmente trazem consigo uma pressão barométrica mais baixa. O gás se expande quando aquecido e se contrai quando resfriado, assim a temperatura atmosférica mais baixa faz o ar se contrair, resultando em queda da pressão. Essa pressão atmosférica mais baixa pode causar, em resposta, a expansão do tecido mole ao redor das articulações, comprometendo-as, o que pode causar dor que se irradia para dentro dos músculos. Estes também se contraem no tempo frio e são mais propensos a cãibras e espasmos que geram dor, e é por isso que são tão importantes as sessões de aquecimento quando se treina durante as baixas temperaturas.

Como o ar frio afeta condições preexistentes

Os pacientes que sofrem de fibromialgia e artrite geralmente são mais suscetíveis aos efeitos do tempo frio, pois suas articulações e músculos já estão doloridos, assim as mudanças de temperatura e climáticas exacerbam as afecções e os problemas existentes. Como os indivíduos com artrite já têm articulações inchadas, quando o tecido mole se expande em torno delas, isso causa mais pressão e dor do que em articulações e músculos saudáveis.

Como o ar frio pode afetar indiretamente os músculos e as articulações

Embora seja um mito que o ar frio cause resfriados e gripes, existem algumas maneiras indiretas em que pode ser mais provável que este cause febre e dores musculares associadas a essas afecções. Pode ainda provocar a adesão de muco ao nariz, ressecando a pele nasal. À medida que o nariz resseca mais, a filtragem de vírus se torna menos eficaz e isso deixa o indivíduo mais suscetível à doença. Uma vez enfermo, seu corpo eleva a temperatura interna para criar a inflamação, na tentativa de eliminar o vírus do organismo; a inflamação faz parte da resposta imunológica do corpo e geralmente resulta em dolorimento muscular e dores. As pessoas também ficam menos ativas no tempo frio e passam mais tempo em ambientes internos, em um ar viciado que pode conter vírus, o que contribui para a maior incidência de mal-estar, febre e as resultantes dores musculares.

Prevenção

Para prevenir as dores musculares no tempo frio, alongue-se sempre e faça sessão de aquecimento para que se corpo se solte e fique pronto para qualquer exercício extenuante ao ar frio. Mantenha-se aquecido, usando camadas de roupas para tentar impedir a contração muscular no frio, e adote boas práticas de saúde geral para prevenir-se da doença.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media