Que frutas e vegetais meu buldogue francês pode comer?

Frutas e vegetais são alimentos saudáveis para um buldogue francês

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Frutas e vegetais têm muitos nutrientes que fornecem vários benefícios aos cães. Os buldogues franceses têm maior probabilidade de desenvolver certas doenças que podem ser evitadas com a alimentação apropriada. Frutas e vegetais frescos são a melhor alternativa, mas alimentos enlatados ou congelados são adequados se o rótulo não listar sal ou sódio como ingredientes. Como precaução, sempre introduza alimentos novos em moderação para ver como seu cachorro reage a eles.

Nunca dê a seu cão qualquer tipo de semente ou caroço. Evite frutas e vegetais potencialmente tóxicos, como: cebola, alho, cebolinha, uva, passas, ameixas secas e alguns tipos de cogumelos. Além disso, limões, limas e laranjas podem ser agressivos ao estômago do cachorro.

Saúde dos olhos

Seu buldogue francês adorará cenouras cruas ou cozidas

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Buldogues franceses são conhecidos por terem problemas de visão. Há várias doenças que podem afetar os olhos de um cachorro, incluindo a atrofia retinal progressiva, a catarata e o glaucoma. Cenouras são uma fonte rica de vitamina e são conhecidas por promover a saúde dos olhos. Elas também são ricas em vitamina B, C, D, E e K, além de betacaroteno, potássio, cálcio e ferro.

O espinafre é outra ótima fonte de vitamina A. Esse vegetal folhoso também contém outros nutrientes importantes para os olhos, como a luteína e a zeaxantina.

Promovendo um peso saudável

Vagens são excelentes alternativas de petiscos para cachorros

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Buldogues franceses tendem a ter problemas respiratórios devido a seu focinho curto, então a obesidade pode causar sérias dificuldades respiratórias. Substitua alguns petiscos caninos por frutas e vegetais para mantê-lo em forma. Pedaços de cenoura, além de feijões verdes e ervilhas, são ótimos lanches para seu cão. São vegetais que podem também ser acrescentados às refeições para benefícios extras à saúde.

Se seu cão já estiver acima do peso, uma forma fácil de reduzir o tamanho das porções é substituindo um terço de uma refeição por um vegetal, como vagens. Elas encherão a barriga do seu amigo com menos calorias.

Dentes e gengivas saudáveis

Seu cachorro gostará de ir buscar um morango congelado no chão tanto quanto gostará de comê-lo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A gengivite, a periodontite e infecções bacterianas na boca são problemas que afetam todos os cachorros, não apenas buldogues franceses. Além da escovação dos dentes, petiscos que sejam levemente abrasivos e promovam a mastigação podem ajudar a remover a placa e o tártaro. Dê a seu cachorro uma comida crocante, como cenouras cruas, talos de brócolis, couve-flor e rutabaga para ajudar na saúde dos dentes e das gengivas.

Morangos também contêm uma enzima que ajuda a branquear os dentes. Mas por terem muito açúcar, não dê muitos ao seu cão. Tente colocar um no freezer para um petisco congelado para seu cachorro.

Nutrindo o trato digestivo

Pique abobrinha em pequenos pedaços ou rale-a na comida do seu cachorro

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Vegetais são ótimas fontes de fibra solúvel e antioxidantes. A couve, o brócolis, a abóbora e a maioria dos vegetais folhosos verdes promove a saúde intestinal. Frutas como maçãs e peras também dão benefícios digestivos. Elas contêm pectina, um tipo de fibra que pode ajudar a tonificar os intestinos e eliminar as toxinas do estômago. São também excelentes fontes de vitamina C.

eHow Brasil
×