Mais
×

Que frutas e vegetais meu buldogue francês pode comer?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Frutas e vegetais têm muitos nutrientes que fornecem vários benefícios aos cães. Os buldogues franceses têm maior probabilidade de desenvolver certas doenças que podem ser evitadas com a alimentação apropriada. Frutas e vegetais frescos são a melhor alternativa, mas alimentos enlatados ou congelados são adequados se o rótulo não listar sal ou sódio como ingredientes. Como precaução, sempre introduza alimentos novos em moderação para ver como seu cachorro reage a eles.

Nunca dê a seu cão qualquer tipo de semente ou caroço. Evite frutas e vegetais potencialmente tóxicos, como: cebola, alho, cebolinha, uva, passas, ameixas secas e alguns tipos de cogumelos. Além disso, limões, limas e laranjas podem ser agressivos ao estômago do cachorro.

Frutas e vegetais são alimentos saudáveis para um buldogue francês (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Saúde dos olhos

Buldogues franceses são conhecidos por terem problemas de visão. Há várias doenças que podem afetar os olhos de um cachorro, incluindo a atrofia retinal progressiva, a catarata e o glaucoma. Cenouras são uma fonte rica de vitamina e são conhecidas por promover a saúde dos olhos. Elas também são ricas em vitamina B, C, D, E e K, além de betacaroteno, potássio, cálcio e ferro.

O espinafre é outra ótima fonte de vitamina A. Esse vegetal folhoso também contém outros nutrientes importantes para os olhos, como a luteína e a zeaxantina.

Seu buldogue francês adorará cenouras cruas ou cozidas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Promovendo um peso saudável

Buldogues franceses tendem a ter problemas respiratórios devido a seu focinho curto, então a obesidade pode causar sérias dificuldades respiratórias. Substitua alguns petiscos caninos por frutas e vegetais para mantê-lo em forma. Pedaços de cenoura, além de feijões verdes e ervilhas, são ótimos lanches para seu cão. São vegetais que podem também ser acrescentados às refeições para benefícios extras à saúde.

Se seu cão já estiver acima do peso, uma forma fácil de reduzir o tamanho das porções é substituindo um terço de uma refeição por um vegetal, como vagens. Elas encherão a barriga do seu amigo com menos calorias.

Vagens são excelentes alternativas de petiscos para cachorros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dentes e gengivas saudáveis

A gengivite, a periodontite e infecções bacterianas na boca são problemas que afetam todos os cachorros, não apenas buldogues franceses. Além da escovação dos dentes, petiscos que sejam levemente abrasivos e promovam a mastigação podem ajudar a remover a placa e o tártaro. Dê a seu cachorro uma comida crocante, como cenouras cruas, talos de brócolis, couve-flor e rutabaga para ajudar na saúde dos dentes e das gengivas.

Morangos também contêm uma enzima que ajuda a branquear os dentes. Mas por terem muito açúcar, não dê muitos ao seu cão. Tente colocar um no freezer para um petisco congelado para seu cachorro.

Seu cachorro gostará de ir buscar um morango congelado no chão tanto quanto gostará de comê-lo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nutrindo o trato digestivo

Vegetais são ótimas fontes de fibra solúvel e antioxidantes. A couve, o brócolis, a abóbora e a maioria dos vegetais folhosos verdes promove a saúde intestinal. Frutas como maçãs e peras também dão benefícios digestivos. Elas contêm pectina, um tipo de fibra que pode ajudar a tonificar os intestinos e eliminar as toxinas do estômago. São também excelentes fontes de vitamina C.

Pique abobrinha em pequenos pedaços ou rale-a na comida do seu cachorro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article