×
Loading ...

Frutas e vegetais que um coelho pode comer

Atualizado em 17 abril, 2017

Mesmo com a maioria dos especialistas indicando como alimento ao seu coelho uma mistura de grãos comprados em lojas e feno, existe a possibilidade de aumentar a dieta de seu coelho com frutas frescas, vegetais e flores. O sistema digestivo dos coelhos pode ser sensível, portanto siga as instruções sobre o que é seguro para ele comer e o que não é.

Coelhos (lapin en famille image by zepulon from Fotolia.com)

Vegetais e flores

Cenouras (incluindo as folhas), beterraba, brócolis, salsa, ervilha chinesa, espinafre e agrião são ótimas fontes de vitamina A e beneficiarão a saúde de seu coelho se ele comer um ou mais desses vegetais regularmente.

A saúde de seu animal também pode melhorar com outras fontes de alimentos vegetais, incluindo folhas de alcachofra, brotos como a couve de Bruxelas, brotos de alfafa, brotos de rabanete e de trevos, aspargos, couve, pepinos, espinafre, folhas de mostarda, pimentão verde, agrião e abobrinha.

Caso seu coelho goste de comer ao ar livre, certifique-se de que ele está comendo somente as flores e ervas corretas, sendo elas sálvia, manjericão, hortelã, tasneirinha, nastúrcio, dentes de leão e lilás.

A alface de cor mais clara não é boa para seu coelho, alimente o seu animal com alface romana.

Loading...

Frutas

Quando alimentar seu coelho com frutas, é importante retirar as sementes de frutas como maçãs, mamões e melancias. Coelhos amam melões, principalmente melada e cantalupo, eles também amam frutinhas como amoras, mirtilos, framboesas e morangos. Peras e ameixas também são frutas que seu coelho pode gostar.

Frutas exóticas como o abacaxi e o mamão fazem bem à saúde do coelho pois possuem enzimas que ajudam na digestão.

Bananas e uvas sem semente são ótimas opções, porém devido ao alto nível de açúcar presente nessas frutas, elas devem ser utilizadas como alimento para seu coelho em quantidades menores e dadas apenas às vezes.

O que evitar

Alface iceberg, ou qualquer outro tipo de alface de cor clara, é definitivamente um alimento que seu coelho não deve comer devido o lactucário encontrado na maioria desses alfaces que podem causar diarreia e ameaçar a vida de seu coelho. Outros alimentos perigosos incluem repolho, nabo, folhas de tomate e o topo das batatas. Esses alimentos podem deixar seu coelho doente e em grandes quantidades podem pôr em perigo a sua saúde.

Quando seu coelho estiver pastando sozinho, tenha cuidado com os lugares onde ele pisa, algumas flores podem ser perigosas para ele, como a dedaleira, a madressilva, a íris, a cicuta, a papoula, a erva-moura, o ranúnculo, o jacinto, o lírio de Árum, a hera, a prímula, o jasmim, a primavera, a dália, a espora e a tulipa. O melhor a se fazer é limitar o que seu coelho pode pastar com grama.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...