on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Frutas e vegetais que crescem na sombra

Atualizado em 25 maio, 2017

Todas as frutas e vegetais crescem melhor em plena luz do sol. Mas algumas podem tolerar condições de luz parcial e ainda premiar cultivadores com uma produção suculenta. Condições de luz parcial acontecem quando as áreas são mais escuras, mas ainda possuem luz. Esses locais podem ser parcialmente encobertos ou receber pouca luz durante o dia. Áreas parcialmente encobertas ficam fora dos raios solares diretos na maior parte do dia.

Algumas verduras toleram pontos mais sombreados no jardim (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Verduras

As plantas que melhor se adaptam a condições de pouca luz são as que produzem verduras. Alfaces, espinafre, couve, acelga, rúcula, folhas de mostarda e de beterraba dão bons resultados em lugares sombreados. Às vezes, o crescimento da folha fica mais fino e a planta pode parecer menos robusta do que as que crescem em condições normais de luz, mas não há perda de sabor dessas verduras.

Loading...
Couve (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Outros vegetais

Diferentes tipos de vegetais também toleram condições de luz parcial. Beterrabas, por exemplo, podem crescer como verdura ou como vegetal. Brócolis, feijões, repolho, ervilhas, batatas, ruibarbo, nabos e couve-frisada são alguns vegetais que crescem bem em locais com sombra. Como verduras, os vegetais cultivados em lugares com pouca luz solar podem não parecer tão fortes e saudáveis e nem render tanto, mas o gosto não será modificado. A aparência geralmente não apresenta sinais de machucados, mas sim uma mera reação da planta em resposta à pouca luz do sol, o que acarreta em um pouco menos de energia para o seu crescimento.

Repolho (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Frutas

É mais difícil plantar frutas em áreas de sombras, mas algumas conseguem ficar bem sem a luz direta do sol. Normalmente, frutas que crescem em árvores do tipo espinheiro como amoras e framboesas se dão bem em lugares com mais sombra. Morangos, groselha e groselha verde também ficam bem na sombra. A maioria das versões silvestres dessas frutas cresce naturalmente em ambientes sombreados. Assim como verduras e legumes, a colheita pode ser diminuída se comparada às plantas que crescem à luz do sol.

Antes de decidir se vai plantar verduras, vegetais ou frutas, primeiro é importante verificar o que está criando sombra. Se a resposta for uma árvore ou um grande arbusto, tenha em mente que a fruta ou vegetal vai competir por água com as raízes dessas árvores ou arbustos. Mantenha suas plantas muito bem regadas e cerque-as com adubo para mantê-las hidratadas.

Framboesa (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...