×
Loading ...

Fuja do estresse com cursos e atividades para relaxar

Erik Reis/iStock/Getty Images

Introdução

A maioria das pessoas quando pensa em relaxar, logo pensa em ficar de pernas para o ar, férias, sombra e água fresca. No entanto, podemos incluir atividades relaxantes em nosso dia a dia para deixá-lo mais leve e agradável. Tanto o corpo como a mente precisam de descanso das atividades rotineiras. Por isso, realizar atividades diferentes, que nos permitam esquecer as cobranças e tarefas de todos os dias, é uma ótima pedida para sair da rotina e se divertir. Descubra o que mais tem a ver com você e dedique um pouco do seu tempo a si mesmo.

Maksim Toome/iStock/Getty Images

Dança: uma atividade supercompleta

Seja qual for o ritmo que faça seu corpo balançar – rock, forró, samba, pop, funk, a variedade é grande –, a dança é uma ótima atividade para relaxar. Não é necessário entrar nessa para virar profissional; a ideia aqui é se divertir, gastar um pouco de energia e interagir com outras pessoas. Como exercício físico, a dança é supercompleta, promove a coordenação motora, estimula o ritmo cardíaco e fortalece o corpo, para citar alguns benefícios. Também se destaca o aspecto social da atividade, que promove a desinibição, a expressão individual e o convívio social.

triloks/iStock/Getty Images

Seja criativo com as artes plásticas

Encontre o artista que existe dentro de você. As artes plásticas estimulam a criatividade, melhoram a coordenação motora, ajudam a relaxar a mente e já viraram até um campo da psicologia, a arteterapia. O processo criativo envolvido em pintar, esculpir e desenhar, por exemplo, amplia o autoconhecimento, ajuda a expressar emoções, combate o estresse e melhora a autoestima.

pixtawan/iStock/Getty Images

Recompensa da jardinagem

Cuidar de plantas é extremamente terapêutico. Ter contato com a terra e dar atenção às plantas - mantendo-as livres de pragas e cuidando para que cresçam -, tudo isso faz da jardinagem uma atividade recompensadora. Não importa se você tem um jardim em casa ou só uma floreira na janela, a sensação gratificante do contato com as plantas e de ver a beleza brotar pode ser sentida independentemente do tamanho do seu espaço.

Jupiterimages/Digital Vision/Getty Images

Técnicas milenares do ioga

Relaxar a mente, melhorar a flexibilidade e desenvolver consciência corporal são alguns dos muitos benefícios do ioga. Essa filosofia oriental milenar virou sensação no Ocidente nos últimos anos e, agora, é possível encontrar aulas em quase todas as academias de ginástica e em escolas especializadas. Os benefícios da prática já foram amplamente reconhecidos por educadores físicos e pela Organização Mundial de Saúde como auxiliar em tratamentos de saúde. A prática é quase sem contraindicação porque existem modalidades des diferentes impactos, mas sempre é recomendável procurar um médico antes de começar qualquer atividade física.

Jelena Jovanovic/iStock/Getty Images

Cordas vocais fortes com o canto

Cantar realmente é um ótimo remédio para distrair a cabeça dos problemas. O canto relaxa, trabalha a musculatura das cordas vocais e a respiração, ajuda a diminuir o estresse, promove o bom humor e ainda aumenta a concentração. Se esse é seu estilo, vale a pena investir em aulas. Mas uma cantarolada no chuveiro ou uma roda de violão com os amigos já quebram a rotina e fazem o dia mais leve.

Comstock/Comstock/Getty Images

Relaxe com aulas de teatro

Teatro e jogos de improviso são atividades divertidas, o que por si só já é muito relaxante. No entanto, atuar vai muito além da diversão, melhorando a expressão corporal, a imaginação, a espontaneidade, a interação social e as habilidades sensoriais e motoras. Também colabora no controle da inibição e ensina a trabalhar melhor em equipe e a lidar com situações de pressão.

Chris Clinton/Lifesize/Getty Images

Culinária é um "prato cheio" para relaxar

Cozinhar pode ser uma tarefa estressante ou uma atividade extremamente relaxante. Depende mais do seu interesse por gastronomia do que de sua habilidade. Para quem gosta, cozinhar é um "prato cheio": gera estímulos sensoriais, pois comemos com todos os sentidos; ajuda nas habilidades de planejamento e organização, "quantas porções?", "o que fazer primeiro?"; e estimula a criatividade, porque quem não gosta de comer um prato diferente, ainda mais se apresentado com arte? Preparar um prato novo também é uma desculpa perfeita para reunir os amigos e se divertir.

mkistryn/iStock/Getty Images

Colecione e volte a ser criança

É muito comum as crianças terem alguma coleção, mas, quando crescem, a maioria deixa de lado essa "mania", que hoje é vista como um passatempo sério, o colecionismo. Mas o que colecionar? Normalmente, escolhemos algo de que gostamos muito e que tenha algum significado para nós. Tem quem colecione discos antigos, revistas, selos, vai do gosto de cada um. Ter uma coleção também estimula a busca de novos conhecimentos e proporciona a interação com outras pessoas, como nas feiras de trocas. Se for algo que você possa construir, como carros e aviões de modelismo, pode ser ainda mais divertido.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Esporte não cansa, relaxa

Não se engane pensando que para relaxar é preciso fazer atividades tranquilas. Praticar esportes é uma ótima maneira de gastar energia, diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, uma fórmula perfeita para relaxar. Sem falar nos benefícios ao organismo, como melhora do ritmo cardíaco, capacidade pulmonar, agilidade e coordenação motora. O ideal é praticar esportes com frequência e assistido por um profissional.