Mais
×

Como fazer fumaça de gelo seco

Atualizado em 20 julho, 2017

Se você já visitou um teatro ou sala de concertos, você pode ter visto fumaça começar a aparecer no palco. Ela geralmente vem de vários cantos da plataforma de entretenimento e, em poucos segundos, pode parecer que os pés dos artistas irão desaparecer de vista. A indústria de teatro chama este efeito de "fumaça de gelo seco". Geralmente, há um especialista de efeitos especiais encarregado de fazer esse nevoeiro. No entanto, também para o iniciante ou novato, o efeito é relativamente fácil de produzir.

Instruções

Você pode aplicar as mesmas técnicas ao usar um recipiente de plástico em vez de isopor (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    Passos iniciais

  1. Marque um buraco em ambas as extremidades da caixa térmica de isopor; você precisará de um furo em cada extremidade. A parte inferior do furo deve ser feita a pelo menos 10 centímetros a partir do fundo. Use a borda externa ou a extremidade da mangueira de secadora para traçar o buraco com o marcador de modo a obter o tamanho correto do buraco. Com cuidado, use o estilete para cortar os furos.

  2. Meça quanto de comprimento da mangueira da secadora você precisará. Normalmente, por volta de 1 a 1,2 m será o suficiente. Você vai precisar de uma extensão suficiente para atravessar a caixa de gelo de um lado ao outro e, em seguida, virar e chegar à máquina de fumaça, localizada à cerca de 45 centímetros acima do buraco. A máquina de fumaça deve ficar na tampa do cooler para um melhor desempenho. Depois de cortar o comprimento adequado da mangueira, prenda e fixe uma extremidade dela na máquina de fumaça, que deve ser montada no topo da caixa de gelo.

  3. Corte uma fenda de poucos centímetros de comprimento na extremidade fechada do saco de compras, por volta do meio da costura. Deslize a fenda sobre alguns centímetros da mangueira vinda da saída da caixa de gelo. Aplique um pouco de fita adesiva para melhor selar o saco de plástico à mangueira, mas não precisa ser uma conexão hermética.

  4. Abra um saco de gelo e despeje todo o conteúdo no fundo da caixa, de modo que o nível fique logo abaixo da mangueira que atravessa a caixa. Ligue a máquina, e a fumaça deve começar a aparecer dentro de 30 segundos.

Dicas

  • Lembre-se, você não pode alterar a cor da fumaça ajustando algo no equipamento. Para ter fumaça colorida, você precisa ajustar a iluminação para a cor que você quer que a fumaça tenha. Por exemplo, se quiser fumaça verde, você deve direcionar uma luz verde sobre ela.

Aviso

  • Certifique-se de seguir todas as instruções que vêm com a máquina de fumaça que você alugar ou possuir.
  • Em caso de fumaça marrom, há algo errado e você precisa desligar o aparelho e consultar as instruções da máquina para fazer os ajustes adequados. Muito dióxido de carbono pode representar um risco para a saúde. Porém, isso só acontece quando a mistura de ingredientes está drasticamente fora de equilíbrio.

O que você precisa

  • Caixa térmica de isopor
  • Máquina de fumaça de 1000 Watt
  • Mangueira de ventilação de aproximadamente 1,2 metro, do tipo usado atrás de uma secadora de roupas doméstica
  • Braçadeiras circulares que se encaixam com a mangueira da lavadora
  • Estilete
  • Marcador permanente
  • Fita adesiva
  • Saco plástico de mantimentos
  • Saco de gelo
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article