Saúde

Fumar reduz o número de espermas?

Escrito por dana severson | Traduzido por matheus fragoso
Fumar reduz o número de espermas?

Casal olhando o teste de gravidez

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Quando casais começam a pensar em ter filhos, surgem 10 mil perguntas. A grande maioria dessas perguntas gira em torno de possíveis obstáculos que podem dificultar uma gravidez. Ainda assim essas incertezas em comum não só envolvem o bem estar da mãe, elas também implicam na saúde do pai, mas especificamente da saúde das suas sementes. E se caso esse futuro papai for fumante, você pode se perguntar se esse hábito desagradável está afetado o esperma dele.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Em apenas uma palavra: sim. Fumar realmente afeta a quantidade de esperma do homem de forma significativa. Muitos homem fumantes terão a redução na densidade de espermas em mais de 23%. Isso quer dizer que eles terão 23% de espermas a menos do que não fumantes. Uma quantia considerável a ser perdida quando um casal está tentando engravidar. Além dos benefícios trazidos à saúde, parar de fumar pode ajudar a elevar os níveis de concentração de esperma.

Outros problemas

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Enquanto fumar diminui a quantidade de esperma no homem, aqueles restantes passarão por uma diminuição na mobilidade, que é basicamente a habilidade de se locomover. Em um esperma, a capacidade de se deslocar diminuirá em 13%. Juntamente com a diminuição de espermas, isso pode diminuir as chances de fertilização. Não se trata de algo impossível para um fumante, apenas diminui as chances. Fumar também pode alterar o formato do esperma do homem. A variação do número de espermas será diferente de homem para homem.

Fisiologia

Creatas Images/Creatas/Getty Images

O uso do tabaco influencia nos níveis de hormônio do homem, o que tem uma relação direta com a produção de esperma e a quantidade de plasma seminal que transfere o esperma. Em um fumante, o fluido que transporta o esperma durante a ejaculação tem uma toxidade relativamente alta. A toxidade elevada diminui essencialmente a viabilidade do esperma, que passa por outro obstáculo para alcançar a fertilização.

Tratamento

Creatas Images/Creatas/Getty Images

O remédio mais simples para um homem que sofre de baixa quantidade de esperma devido ao cigarro é parar de fumar. Em seguida, ele pode observar um aumento na densidade do esperma. Para ajudar nesse processo, ele pode também adotar uma dieta saudável, aumentar a carga de exercícios físicos e começar a ingerir vitaminas que possuem concentração de vitamina C, E e B12. Todas essas vitaminas são conhecidas por elevar a quantidade de esperma.

Considerações

Creatas Images/Creatas/Getty Images

É possível, também, tentar limitar ou eliminar o consumo de álcool. O excesso no consumo de álcool pode afetar a quantidade de esperma no homem. Se também fumar, seria uma escolha inteligente limitar o consumo de bebidas alcoólicas, para ajudar na fertilização.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media