Como usar a função de ajuste automático do ISO na câmera Nikon D3100

Escrito por darrell young Google | Traduzido por alexandre lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a função de ajuste automático do ISO na câmera Nikon D3100
Fotógrafa com sua câmera DSLR (beautiful photographer image by sasha from Fotolia.com)

A funcionalidade "Auto ISO Sensivity" é uma poderosa ferramenta na câmera Nikon D3100. Ela é usada para permitir que a câmera controle automaticamente a sensibilidade ISO e a velocidade do obturador, enquanto você controla a abertura do diafragma. Isso é útil quando você não tem tempo para lidar com as questões de exposição, mas precisa tirar as fotos. A palavra "ISO" representa um padrão para o sensor da câmera digital e sensibilidade do filme. Auto ISO é diferente do modo de exposição automático, que assume o controle completo da câmera, não proporcionando uma forma fácil de modificar a abertura. Ele permite mudar a abertura enquanto a câmera automaticamente controla a exposição, incluindo a possibilidade de aumentar ou diminuir a sensibilidade ISO conforme necessário, dentro dos limites definidos por você.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como usar a Auto Iso Sensivity na câmera Nikon D3100

  1. 1

    Encontre a opção "ISO sensivity settings" no menu de disparo da D3100. Nessa configuração você vai achar os ajustes para ligar e desligar a função e definir a "Max. sensitivity" (sensibilidade máxima) e a "Min. shutter spd" (velocidade mínima do obturador).

  2. 2

    Ative a opção "Auto ISO sensitivity" deslizando para a direita e selecionando a partir da tela de liga/desliga do menu.

  3. 3

    Determine uma sensibilidade máxima para o ISO (Max. sensitivity). A Nikon D3100 permite que você escolha a partir de uma configuração baixa de 200 ISO até a mais sensível, Hi 2 (12.800 ISO). Esse é o ISO máximo em que a câmera pode ser usada para tirar a foto à medida que a luz ambiente diminui. Ela não vai ultrapassar o "Max. sensitivity" que você escolher. Se você selecionar um ISO muito alto (very sensitive), vai ter ruído adicional em suas imagens quando a luz fica baixa. A câmera irá aumentar o ISO para o seu valor máximo definido "Max. sensitivity" apenas quando a luz ambiente começa a decair.

  4. 4

    Selecione uma velocidade mínima do obturador (Min. shutter SPD). Essa opção informa a câmera da velocidade acima da qual você quer que a câmera fique até que o valor "Max sensivity" da ISO não permita uma boa foto. Em outras palavras, se você escolher a velocidade 1/30 de segundo como mínima, a câmera não irá abaixo dessa velocidade, a menos que o aumento da sensibilidade máxima do ISO não resulte numa boa exposição. Quando a câmera chegar ao seu valor de "Max. sensitivity" e ainda assim não puder ter uma boa exposição, então ela vai seguir o " Min. shutter spd". A maioria das pessoas não consegue tirar fotos com a câmera abaixo da velocidade 1/30 e obter imagens nítidas, por isso tome cuidado para escolher bem o valor.

  5. 5

    Use o flash eletrônico para adicionar um pouco de luz ou coloque a câmera em um tripé se a luz é tão baixa que ela precisa ir abaixo do seu valor escolhido para "Min. shutter speed". Caso contrário, você pode ter algumas imagens borradas devido ao movimento da câmera.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível