Função do álcool cetearílico em loções para as mãos

Escrito por joyce brusin | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Função do álcool cetearílico em loções para as mãos
Ao contrário do álcool comum, o álcool cetoestearílico não resseca a pele (lotion de bain image by Tilio & Paolo from Fotolia.com)

Não confunda o álcool cetoestearílico contido em loções para as mãos e outros produtos de beleza com líquidos como o álcool normal e o álcool etílico, que podem ressecar a pele. O álcool cetoestearílico é uma substância branca e cerosa que fornece uma textura cremosa comum em loções para as mãos, além de ajudar a deixar a pele mais macia. Ele também auxilia na retenção de vários ingredientes dos produtos em uma mistura estável.

Outras pessoas estão lendo

Emoliente

A primeira função do álcool cetoestearílico em loções é servir como emoliente. Um emoliente hidrata a pele diretamente e dá uma textura suave ao produto, tornando-o mais fácil de se aplicar.

Função do álcool cetearílico em loções para as mãos
O álcool cetoestearílico acrescenta uma textura suave à loção (lotion bottle image by caraman from Fotolia.com)

Intensificador de penetração

O álcool auxilia outros ingredientes benéficos da loção a penetrar melhor na pele. Por esse motivo, muitas vezes é referido como um "veículo" para os outros ingredientes ou como "intensificador de penetração".

Função do álcool cetearílico em loções para as mãos
O álcool cetoestearílico auxilia na penetração dos outros ingredientes na pele (cream image by Oleg Guryanov from Fotolia.com)

Emulsificador

Essa substância também serve como emulsificador. Um emulsificador impede que os diversos ingredientes da loção, como água e óleo, se separem, mantendo a mistura homogênea. Os óleos normalmente são imiscíveis, ou seja, não se misturam com a água. Eles a rejeitam quimicamente e se separarão dela a menos que as duas substâncias sejam mantidas juntas em uma emulsão. A emulsão criada pelo álcool cetoestearílico evita que o óleo e a água se separem. Além disso, um emulsificador também distribui os ingredientes uniformemente pelo produto e o deixa mais espesso e fácil de aplicar.

Função do álcool cetearílico em loções para as mãos
Os emulsificadores auxiliam a manter a composição das loções (chemistry image by david hughes from Fotolia.com)

Características

Álcoois graxos, como o álcool cetoestearílico, ocorrem naturalmente, em pequenas quantidades, nas plantas e nos animais. O álcool cetoestearílico é, na verdade, uma combinação de dois outros álcoois graxos encontrados no óleo de coco e de palma: o cetílico e o estearílico, embora também possa ser fabricado artificialmente. O álcool cetoestearílico é entregue aos fabricantes em sacos grandes e normalmente no formato de flocos ou pastilhas macias e cerosas. As loções para mãos ou outros produtos de beleza identificados como "sem álcool" não possuem o álcool estearílico, mas ainda contêm cetoestearílico ou outros álcoois graxos.

Função do álcool cetearílico em loções para as mãos
O álcool cetoestearílico é derivado parcialmente de cocos (coconut tree image by Jantorn K from Fotolia.com)

Segurança e aprovação

Após avaliar os dados científicos disponíveis, o Cosmetic Ingredient Review, um grupo independente de especialistas em dermatologia, toxicologia, farmacologia e medicina veterinária dos Estados Unidos, descobriu que o álcool cetoestearílico é seguro para uso em cosméticos.

Outros nomes e usos

O FDA dos Estados Unidos (órgão governamental responsável pelo controle de várias substâncias) também libera o uso do álcool cetoestearílico durante o processamento de alimentos e permite que seja adicionado diretamente a eles. Além dos produtos para cuidado da pele, condicionadores e cremes para lavagem do cabelo frequentemente contêm essa substância. Às vezes, é o componente de condicionamento principal porque hidrata os fios e diminui os emaranhados. O álcool cetoestearílico também pode ser chamado de cetearílico ou hexa-octadecílico.

Função do álcool cetearílico em loções para as mãos
Os condicionadores de cabelo também podem conter esse álcool (hair image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível