Qual a função de um cabo BNC?

Escrito por nick davis | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a função de um cabo BNC?
Os cabos BNC são semelhantes ao coaxial, mas são mais fortes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Um cabo de baioneta Neill-Concelman -- ou cabo BNC -- é usado em equipamentos de conexão de rádio, como geradores de áudio, medidores de energia, osciloscópios e o outros equipamentos de teste elétrico. O cabeamento inclui um conector de baioneta que não vai desconectar se for puxado. Um cabo BNC é mais forte do que o cabo coaxial ou blindado, e serve como um substituto para tais cabos em várias configurações. O cabeamento é disponibilizado em uma variedade de comprimentos por diversos vendedores e comerciantes fornecedores de hardware e componentes elétricos.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens

Além de ter um conector de baioneta, os cabos BNC mantêm uma impedância constante, uma total oposição à corrente alternada por um circuito elétrico, não importando o comprimento do cabo. Isto é benéfico em aplicações de frequência de rádio, em que não se pode ter flutuações na corrente resultando em uma leitura imprecisa. Os conectores nos cabos BNC vêm em dois tipos básicos: de 50 e 75 ohms, e são compatíveis com mais dispositivos do que o cabeamento coaxial ou blindado. Os conectores BNC de alta tecnologia são capazes de suportar frequências de até 10 gigahertz.

História

Os cabos e conectores BNC foram desenvolvidos durante os anos 1940 como uma versão do conector "C", que era baseado no conector "N". O cabeamento é resultado de uma necessidade de um conector menor que os conectores tipo N e C, mas ele ainda mantém a qualidade desses conectores. Cabos e conectores BNC estão em uso ainda hoje.

Adaptadores e conversores

Existem adaptadores e conversores disponíveis para cabeamento BNC. Eles mudam o conector do cabeamento para um C, N ou outro tipo de conector, incluindo coaxial. Existem também adaptadores e conversores que estendem o cabeamento, conectam vários cabos BNC juntos e conectam conector macho e fêmea juntos. Os adaptadores e conectores permitem que você use um cabeamento BNC juntamente com outros tipos de cabeamento. Você pode até mesmo comprar atenuadores que permitem reduzir a amplitude de um sinal que flui através de um cabo BNC. Conectores BNC de ângulo direito, reto ou outros tipos também estão disponíveis para personalizar os cabos BNC ao seu gosto.

Variações de BNC

Há variações de conectores BNC, como os frisos e os com glândulas de compressão. Um conector friso BNC contém um pino que é frisado a seu condutor central. O pino frisado é colocado então através de uma virola interna dentro da bainha de isolamento e da trança do cabo BNC. Uma cobertura exterior é adicionada e o cabeamento está pronto para uso. Conectores friso exigem o uso de ferramentas de friso especiais e são ideais para grandes conexões. Um conector com glândula de compressão contém um pino de centro, uma trança e uma bainha, tudo mantido no lugar por uma glândula de compressão, rodeada por uma porca na parte traseira do conector. Conectores com glândula de compressão não necessitam de uma ferramenta especial para montagem e são ideais para conexões com pequenos cabos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível