Qual a função de um cabo HDMI?

Escrito por heather marlman | Traduzido por paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a função de um cabo HDMI?
A tecnologia HDMI permite que diversos dispositivos sejam transmitidos através de um único cabo (Kraig Scarbinsky/Digital Vision/Getty Images)

Os cabos HDMI (High Definition Multimedia Interface, na sigla em inglês) fornecem uma conexão digital entre televisores de alta definição e componentes que contam com a mesma tecnologia, tais como caixas de cabo e aparelhos de DVD ou Blu-ray. Eles permitem que sinais de vários dispositivos sejam transmitidos através de um único cabo, eliminando o emaranhado de cabos ligados à televisão. A largura da banda fornecida pelo HDMI permite uma melhor transmissão de gráficos e áudio a partir de componente de alta definição. Especificações HDMI atuais possibilitam o desenvolvimento futuro de sistemas de entretenimento doméstico.

História

A primeira versão do cabo HDMI foi introduzida em 2003 como uma solução para componentes de fixação para televisores de alta definição. O HDMI foi lançado como substituto para transmissões analógicas, tais como cabos componentes A/V e conexões S-Video.

Função

A função do cabo HDMI é transmitir um sinal digital descompactado entre televisores e componentes de alta definição sem a necessidade da conversão digital-analógica necessária em outros cabos. Ele combina sinais de áudio e vídeo em um único cabo, o que possibilita o estabelecimento de conexões mais fáceis entre componentes e televisores.

Tipos

Desde que o HDMI 1.0 foi lançado em 2003, outros modelos desse cabo foram desenvolvidos. A evolução na tecnologia do componente aumentou a velocidade e a capacidade dos cabos HDMI. Atualmente, há cinco tipos de especificações HDMI, de 1.0 a 1.3. Elas são compatíveis com todos os modelos anteriores.

Considerações

Ao estabelecer conversões para entradas HDMI, algumas considerações devem ser feitas para componentes que não são compatíveis com essa tecnologia. A adição de receptores a sistemas de entretenimento caseiros permite a entrada de cabos A/V e oferece a conversão para que o sinal HDMI possa ser ligado à televisão de alta definição.

Benefícios

O cabo HDMI proporciona uma qualidade maior, permitindo a recepção de sinais digitais descomprimidos. O HDMI também suporta diversos tipos de áudio, incluindo aparelhos de som, múltiplos canais e som surround. O uso desse equipamento simplifica a conexão de várias dispositivos e elimina a confusão causada por cabos desnecessários entre os televisores e seus componentes. Os cabos HDMI também proporcionam a comunicação de duas vias entre televisores e componentes de alta definição. Essa comunicação permite que o HDMI configure automaticamente as capacidades máximas entre a televisão e o dispositivo, tais como resoluções e proporções.

Potencial

Cabos HDMI fornecem até 10 gb de largura de banda, e televisores de alta definição aproveitam apenas metade dessa capacidade, deixando uma grande quantidade de espaço para o desenvolvimento futuro dessa tecnologia. O cabo HDMI está equipado para lidar com resoluções mais altas, taxas de atualização mais rápidas e aumento na capacidade de cores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível