Mais
×

Qual a função de um capitão de uma equipe esportiva?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Independentemente do esporte, o jogador que é nomeado capitão da equipe recebe não apenas um cargo honorário, mas também uma quantidade significativa de responsabilidade. Esse jogador tem uma série de deveres formais e informais para exercer, tanto durante o jogo, quanto antes e depois dele. Em muitos esportes, o capitão irá dividirá suas funções com um ou mais vice-capitães.

Geralmente, o capitão é o primeiro jogador a erguer o troféu (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Cerimonial

Embora os deveres cerimoniais têm pouco impacto sobre jogo em si, o capitão da equipe é muitas vezes responsável por um papel em cerimônias antes do jogo. No futebol, os capitães de cada equipe se encontram no meio de campo para um sorteio com os juízes da partida. No hóquei, os capitães de cada equipe, muitas vezes, se encontram no centro de gelo para uma queda de disco cerimonial, no qual o capitão do time que joga em casa "ganha" o face-off e os dois capitães posam para fotos com o oficial que soltou o disco..

Liderança

Enquanto alguns capitães das equipes são escolhidos pela comissão técnica e outros são eleitos pelos próprios jogadores, a responsabilidade típica de um capitão de time de futebol é de ser o líder do grupo. Embora ele não deva interferir com as orientações do treinador, a função do capitão é apoiá-lo publicamente e ser um líder no vestiário, no banco de reservas e até mesmo no campo de jogo. Alguns capitães desempenham a função com uma personalidade impetuosa, enquanto outros são calmos e buscam liderar através de exemplos.

Intercessores

Em esportes como o hóquei e o futebol, é responsabilidade do capitão ou vice-capitães discutirem situações do jogo com os juízes. Se um não-capitão tem uma queixa sobre a decisão de um árbitro, muitas vezes, esse jogador tem poucas chances de obter sucesso no seu caso. É o trabalho do capitão falar com o árbitro para ganhar esclarecimentos adicionais sobre uma determinada decisão. O capitão pode transmitir essas informações para o treinador.

Incentivo

Especialmente em níveis juvenis do esporte, o capitão da equipe é muitas vezes encarregado com a tarefa de incentivar os jogadores que estão jogando mal. Nos níveis profissionais, um capitão pode oferecer uma palavra de encorajamento para um jogador que tenha cometido um erro, mas nesse nível, a maioria dos jogadores deve estar motivada o suficiente para não precisar de uma palavra encorajadora. No basquete da escola, por exemplo, um treinador pode pedir ao capitão para ser solidário com um jogador da equipe que não é tão habilidoso quanto seus companheiros.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article