Qual é a função da catalase?

Escrito por contributing writer | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a função da catalase?
A catalase é a enzyma responsavel por muitas reações importantes para a vida (aspartame molecule image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)

A catalase é uma enzima antioxidante comum que é produzida naturalmente em praticamente todos os organismos vivos. As reações em catálise são importantes para a vida. Por exemplo, elas ajudam o corpo a quebrar peróxido de hidrogênio (um agente oxidante poderoso e nocivo) em oxigênio e água, prevenindo assim a acumulação de bolhas de dióxido de carbono no sangue. A catalase é uma enzima muito potente. Uma molécula de catalase pode decompor milhões de moléculas de peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. Ela também utiliza peróxido de hidrogênio para oxidar potencialmente toxinas nocivas no corpo incluindo formaldeído, ácido fórmico, álcool e fenol.

Outras pessoas estão lendo

Função celular

O oxigênio é crucial para a vida, entretanto, quando nós utilizamos oxigênio, nossos corpos produzem radicais livres, que são moléculas ou átomos quimicamente instáveis. Eles também tornam outras moléculas ou átomos no corpo muito instáveis, danificando assim proteínas, membranas celulares, e até estruturas de DNA. Esse é um processo que pode levar ao dano permanente de celulas e tecidos resultando em infecções, declínios mentais, sistema de imunidade baixo, doenças nas articulações e doenças cardíacas. Radicais livres também são considerados como tendo um importante papel no processo de envelhecimento. A catalase está constantemente batalhando contra os efeitos dos radicais livres no corpo. Ela transforma radicais superóxidos nocivos em peróxido de hidrogênio que mais tarde é quebrado em água e oxigênio.

Teste de catalase

O teste de catalase é extensivamente usado por microbiologistas em laboratórios para reconhecer e diferenciar espécies de bactérias. Algumas vezes testes de catalase são combinados com outros testes como teste de resistência antibiótica quando não consegue identificar um organismo específico sozinho, entretanto, testes de catalase representam uma importante ferramenta para experimentos biológicos.

Cabelos brancos

Estudos científicos recentes indicam que baixos níveis de catalase podem ser um fator no processo de perda de cor nos cabelos humanos. O peróxido de hidrogênio é produzido naturalmente no corpo humano e é um forte agente oxidante e branqueador. A catalase quebra o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água, entretanto, quando há uma queda nos níveis de catalase, o peróxido de hidrogênio não pode ser decomposto. A acumulação do peróxido de hidrogênio descolore o cabelo de dentro para fora.

Indústria alimentícia

A catalase é amplamente usada na indústria alimentícia. Ela remove o peróxido de hidrogênio do leite e assim ajuda na produção de queijo. A catalase evita que a comida oxide, portanto pode ser usada nas embalagens dos alimentos.

Agente de limpeza

A catalase as vezes é usada para desinfectar lentes de contato. Atualmente, a catalase é usada na indústria da estética em várias máscaras de tratamento porque ela ajuda a aumentar a oxigenação celular nas camadas mais elevadas da epiderme.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível