Lazer e cultura

Qual é a função da equipe de recepção de um consultório médico?

Escrito por kristi meyer | Traduzido por mariana mello de souza
Qual é a função da equipe de recepção de um consultório médico?

Uma recepcionista de escritório médico lida com tarefas administrativas

reception desk image by Pix by Marti from Fotolia.com

As pessoas que trabalham na recepção de um consultório médico são o primeiro ponto de contato entre o escritório e seus pacientes e, dependendo do tamanho da clínica, pode haver um grande número delas na recepção ou, ainda, apenas uma. Em suas funções, estão inclusas tarefas administrativas gerais e especialidades necessárias para se trabalhar em um escritório médico.

Deveres gerais administrativos

Os deveres atribuídos à recepção de um escritório médico se compõem por telefonemas, roteamento de chamadas, encaminhamento de mensagens, saudações a pacientes e visitantes, cuidados às correspondências, agendamento de consultas e tarefas de contabilidade e faturamento. Os membros da equipe também recebem pagamentos e fazem chamadas de saída a fim de lembrar os pacientes das próximas consultas. De modo geral, os funcionários trabalham para manter o consultório médico funcionando de forma eficiente, deixando tudo organizado e manipulando as transações e documentos de uma maneira impressionante.

Funções específicas do médico

Os recepcionistas são responsáveis pela atualização e arquivamento dos prontuários médicos e, por conta disso, é necessário que tenham uma compreensão geral da terminologia e dos processos médicos. Eles também ajudam os pacientes a preencher formulários seguros e providenciam internação hospitalar ou serviços de laboratório. Os membros da equipe do escritório podem responder a perguntas médicas gerais ou encaminhar os pacientes a alguém que as possa responder.

Ambiente de trabalho

Os membros de uma equipe de recepção médica trabalham no interior da clínica, em um ambiente de escritório, e gastam uma grande quantidade de tempo no telefone e computador, interagindo com pessoas de forma bastante regular. No entanto, o trabalho pode ser estressante, por trabalharem com pessoas doentes ou que estão preocupadas com seus problemas de saúde. De modo geral, os trabalhadores na recepção médica têm uma carga horária de 40 horas semanais, dentro do horário comercial normal, embora alguns consultórios médicos estejam abertos nos fins de semana ou durante a noite para atender às necessidades dos pacientes. Em alguns casos, esses trabalhadores exercem sua função apenas por meio período.

Requisitos

Para se conseguir um emprego na recepção de um consultório medico, normalmente é necessário um diploma de ensino médio ou similar, e suas chances de conseguir um emprego melhoram através de um diploma de curso administrativo feito em uma escola profissional técnica ou faculdade. Uma vez conquistada essa vaga, é preciso ser diplomático, cortês e atencioso para com os pacientes, uma vez que, por diversas vezes, talvez seja necessário acalmar pacientes ou até mesmo lidar com reclamações. É importantíssimo que a equipe de trabalho de um consultório médico mantenha sigilo, uma vez que lidam com informações médicas pessoais de seus pacientes — a atenção aos detalhes, a capacidade de lidar com repetições e um forte foco nas tarefas são qualidades essenciais para completar o trabalho administrativo de uma recepção.

Pagamentos

O salário médio anual de um recepcionista de um consultório médico nos Estados Unidos é de aproximadamente R$ 64.000 (em 2012), de acordo com o Indeed.com. Geralmente, esse tipo de trabalho é pago por hora e benefícios podem estar disponíveis, dependendo individualmente do empregador.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media