Qual é a função do intestino delgado?

Escrito por christine lehman | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a função do intestino delgado?
O intestino delgado absorve os nutrientes encontrados nos alimentos (fruit image by Daughterson from Fotolia.com)

O sistema digestivo é constituído por várias partes, cada uma desempenhando um papel na digestão. Primeiro, o alimento entra em sua boca, então desce pelo esôfago em direção ao estômago. Após deixar seu estômago, ele entra em seu intestino delgado e então no intestino grosso, antes de deixar seu corpo. O intestino delgado é a parte mais longa do sistema digestivo e desempenha um importante papel na digestão e absorção do alimento que você come.

Outras pessoas estão lendo

Função do intestino delgado

O intestino delgado é responsável por absorver a maioria dos nutrientes encontrados no alimentos. Quando o alimento ingerido chega a ele, já foi mecanicamente quebrado em líquido. À medida que esse líquido flui pela superfície interna do intestino delgado (que tem muitas pequenas dobras, para aumentar a área da superfície), os nutrientes dos alimentos entram em contato com os muitos pequenos vasos sanguíneos que o cercam. O sangue então sai, carregando os nutrientes, eletrólitos da água, vitaminas, minerais, gorduras e medicamentos por todo o corpo. Pode levar entre três e seis horas para que o alimento passe entre as extremidades do intestino delgado e isso depende de sua composição; aqueles que contêm muita fibra, movem-se mais rápido.

Partes do intestino delgado

O intestino delgado apresenta três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. O duodeno é a primeira porção e recebe o conteúdo do estômago. Quando esse conteúdo é empurrado para o intestino delgado, é muito ácido, portanto essa parte é tolerante a pHs baixos. Logo após a entrada, o duto pancreático excreta enzimas pancreáticas ao alimento sendo digerido. Essas enzimas reduzem a acidez do alimento antes que ele chegue à parte do intestino delgado que não é tolerante a pHs baixos. O duto biliar, que carrega a bile do fígado, também esvazia-se no duodeno e é responsável por quebrar gorduras do alimento. O duodeno é a menor parte do intestino delgado, medindo menos de 25 cm de comprimento, e continua o processo digestivo iniciado no estômago. O íleo é a maior parte e é responsável pela absorção de vitamina B12 e o processamento final de carboidratos e proteínas. O final do íleo é onde o intestino delgado e o grosso se encontram e também onde fica localizado o apêndice.

Localizando o intestino delgado no corpo

O intestino delgado fica localizado entre o estômago e o intestino grosso, e é envolvido pela cavidade abdominal. Ele pode ser encontrado no abdome, coberto por uma fina camada gordurosa, chamada omento. Por dentro, ele contém dobras -- a maioria das quais são alimentadas por vasos sanguíneos, contidos em uma membrana que o mantém unido. Essa é chamada mesentério.

Tamanho do intestino delgado

O intestino delgado pode alcançar o comprimento de até 7 m. É muito mais longo que o intestino grosso. Ele é muito mais fino que o intestino grosso, por isso é chamado de "delgado".

Benefícios de um intestino delgado saudável

Os benefícios de ter um intestino delgado saudável como a parte do sistema digestivo responsável pela absorção são muitos. Ele é muito vascularizado, o que significa que tem muito sangue circulando. Portanto, nutrientes, vitaminas e medicamentos podem entrar no corpo de forma rápida e eficiente logo após deixarem o estômago.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível