Qual é a função do pastor da igreja cristã?

Escrito por cynthia tucker | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a função do pastor da igreja cristã?
A pregação é apenas uma das muitas responsabilidades do pastor (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A função de um pastor da igreja cristã vai muito além de pregar sermões. Ele conta com uma variedade de competências para garantir o sucesso e a saúde da igreja. Embora muitos pastores abordem suas responsabilidades de formas diferentes, as suas funções são semelhantes. Eles executam tarefas administrativas, treinam líderes e cuidam das necessidades emocionais da congregação.

Outras pessoas estão lendo

Pregação

Uma das principais funções do pastor cristão é pregar sermões. Um bom pastor estuda a Bíblia todos os dias para se familiarizar com o assunto que ele vai ensinar. Após ter estudado, ele prepara o sermão e adapta para que ele seja aplicável à sua congregação. O objetivo do sermão é ensinar, advertir e encorajar a igreja.

Aconselhamento

Os membros da igreja que têm problemas frequentemente conversam com o pastor. Alguns pastores têm um diploma de aconselhamento, enquanto outros são frequentemente qualificados para ser um conselheiro como alguém que estuda a Bíblia e pode fornecer conselhos e orientações relevantes a partir de uma perspectiva bíblica.

Pastoreio

Em Atos 20:28, aqueles que tomam conta da igreja são chamados de pastores, e seus membros são o rebanho. Assim como um pastor verdadeiro lidera e guia suas ovelhas, um pastor religioso deve liderar e conduzir sua congregação e promover a cura. Ele adverte aqueles que estão abertamente vivendo em pecado e ajuda a restaurá-los a um relacionamento correto com Deus.

Emissão da visão

Muitos pastores têm uma paixão por um ministério específico e sua visão muitas vezes reflete isso. Por exemplo, o pastor pode ter uma opinião forte sobre o trabalho missionário, a educação, pessoas solteiras, casais ou filhos. Embora todas as igrejas tenham algum aspecto de todos esses ministérios, a visão do pastor frequentemente dá ênfase a um ou mais. Quando ele determina a visão, ele a compartilha com a sua congregação e nomeia pessoas para ajudar a implementá-la.

Treinamento

O pastor ensina e treina pregadores ou aspirantes que desejam liderar uma igreja. Ele providencia experiência na igreja para prepará-los para o ministério. Ele permite que eles preguem e sirvam como seu mentor. Dependendo da denominação, o pastor também ajuda seus aprendizes a se tornarem ordenados. Ele também pode treinar outros líderes da igreja como diáconos e líderes da educação cristã.

Visitas

Frequentemente, as responsabilidades do pastor estendem-se para fora da igreja. Ele visita os membros que estão doentes e acamados ou em um hospital. Ele também pode visitar as famílias que não aparecerem na igreja por um tempo ou as que tiverem uma morte na família.

Cerimônias e sacramentos

O pastor executa muitas cerimônias realizadas na igreja. Ele pode presidir uma cerimônia de casamento, um funeral ou realizar um batizado. Além disso, o pastor realiza sacramentos cristãos, como batismo e comunhão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível