Qual é a função de uma placa de interface de rede?

Escrito por john landers | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A função principal de uma placa de interface de rede (NIC) é fornecer um enlace físico a uma rede de computadores, e essa conexão permite que os equipamentos se comuniquem com servidores e outros computadores da rede. Cada NIC possui um número de série único, chamado "Endereço MAC", e todos os computadores conectados à rede devem possuir um MAC único, que será armazenado na placa de rede. Se você estiver montando uma rede doméstica ou utilizando o acesso à internet de banda larga, a NIC é a responsável por conectar-lhe ao mundo exterior.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

Os computadores mais modernos têm a placa de rede integrada à placa-mãe do computador. Nos modelos mais antigos, ela está normalmente instalada no slot PCI ("Peripheral Component Interconnect", inglês para "Interconexão Componente de Periféricos") ou devem utilizar uma placa externa com conexão USB. Quando um NIC está montado no computador, ele pode ser localizado na parte posterior do equipamento através da porta Ethernet, similar a um conector telefônico grande. Normalmente, você verá algumas luzes em sua lateral que indicam que a placa está em atividade.

Atualmente, há três tipos de placas no mercado, e todas medem aproximadamente 54 mm de largura por 85,6 mm de comprimento. A diferença está na espessura de cada uma: 3,3 mm para o tipo 1; 5 mm para o tipo 2; e 10,5 mm para o tipo 3.

Tipos de conexão

As placas de interface de rede podem ser cabeadas ou wireless, e ambos os tipos são compatíveis com Windows e outros sistemas operacionais populares. A maioria das NICs usam drivers (controladores), programas que permitem aos aplicativos do computador se comunicarem com o hardware de rede, estando integrados no sistema e sendo instalados automaticamente quando o novo hardware é conectado. Outro tipo de conexão de rede é chamado "rede privada virtual" (VPN) que, essencialmente, é um software que usa uma rede pública (como a internet) para conectar computadores.

PCI

Uma placa de rede PCI é parte dos componentes internos da maioria dos computadores pessoais. Também chamada "bus PCI", funciona conectando-se à rede através do bus de sistema (o mais rápido) e agindo como ponte para encaminhar o tráfego pelo sistema. Esse tipo de placa, como a maioria dos sistemas, suporta a tecnologia "Plug and Play" (PnP), que habilita a instalação dos controladores no momento em que você a conecta. Assumindo que a placa é compatível com o sistema, você poderá deixá-la funcionando em muito pouco tempo.

O PCI é o tipo de placa mais usado na configuração de LANs (redes locais), que são o tipo de rede de dados mais usado, dando serviço a áreas como o andar de um prédio, uma rede dentro de uma faculdade ou dentro de uma empresa.

PCMCIA

A placa de interface de rede normalmente usada em laptops é chamada de PCMCIA e, por ser um dispositivo muito fino, entra em um dos normalmente dois slots PCMCIA da maioria dos notebooks. As placas de interface de rede wireless (WNIC) são usadas para configurar uma LAN sem fio, na qual cada computador deve ter uma instalada em um slot de expansão.

Se todos os computadores tiverem instalados as placas e outros dispositivos apropriados, os usuários poderão compartilhar arquivos, impressoras e aplicativos, podendo também usufruir do acesso a uma conexão de banda larga à internet sem ter que usar cabos Ethernet.

VPN

Uma VPN usa redes de telecomunicações públicas para encaminhar dados privados, e a maioria de suas implementações usa a internet como infraestrutura pública e vários protocolos especializados para suportar comunicações privadas pela internet. Uma das vantagens principais das VPN é o menor custo em comparação com outras opções disponíveis.

Outras considerações

Uma coisa que você debe considerar ao comprar placas de interface de rede é a velocidade requerida — as NICs convencionais suportam 10 megabits por segundo. Se você quiser conexões mais rápidas, poderá comprar placas de até 10 ou 20 gigabits por segundo. Além disso, as características do seu sistema e os tipos de porta disponíveis são fatores igualmente importantes. Algumas das interfaces mais modernas são PCI, PCI-x, PCI-e e USB.

Considere também adquirir uma placa de rede que suporte as funções "half-duplex" e "full-duplex". O primeiro termo se refere à transmissão ou recepção de informação em uma transação única, e o segundo significa que os dados podem ser enviados e transmitidos simultaneamente, o que aumenta a velocidade da rede.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível