Saúde

Qual é a função do plasma sanguíneo

Escrito por danny djeljosevic | Traduzido por raissa oliveira
Qual é a função do plasma sanguíneo

O plasma trasporta as células sanguíneas

Comstock Images/Comstock/Getty Images

O plasma é o componente líquido do sangue, que não apenas carrega suas células (o componente celular do sangue), mas também funciona como sistema de trasporte, levando e trazendo vários materiais até as células.

Composição

O plasma, na verdade, tem uma cor amarelo-palha e, embora seja composto principalmente de água, contém outras substâncias como as proteínas, sais, lipídios e glicose.

Componentes úteis

O plasma recupera os materiais necessários para a sobrevivência do organismo de órgãos tais como o fígado e o intestino delgado. Estes materiais, entregues às células, são geralmente os resultados da digestão: aminoácidos, glicose, sais minerais, vitaminas, hormônios, lípidios e íons. Ele também é essencial para a defesa do organismo, pois contém anticorpos, antitoxinas e a fibrina, um agente de coagulação que trabalha com as plaquetas para curar feridas.

Componentes nocivos

Juntamente com os elementos vitais, o plasma transporta substâncias nocivas, tais como a ureia das células do rim, onde elas são excretadas na urina. Também absorve o dióxido de carbono resultante da respiração, como íons de carbonato de hidrogênio, que volta a ser dióxido de carbono quando o corpo o exala.

Outras utilidades

O plasma pode ser doado por meio de um processo chamado de plasmaferese, em que uma máquina o remove do sangue do doador e devolve os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O plasma doado pode ser usado como imunoglobulina para ajudar no tratamento de doenças imunes, para ajudar a coagulação em doenças como a hemofilia hemorragia, para o tratamento de condições respiratórias, e para ajudar o processo de cura em cirurgias e no tratamento de feridas graves.

Equívocos

O plasma sanguíneo não deve ser confundido com o estado físico da matéria chamado de plasma, o qual é um gás ionizado e elétrons que normalmente forma as estrelas. É o quarto estado da matéria (para além de líquidos, sólidos e gás) e, na verdade, o mais comum dos quatro.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media