Qual a função principal das folhas da planta?

Escrito por jonas martonas | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a função principal das folhas da planta?
A fotossíntese ocorre nas folhas (Leaf image by Lion1st from Fotolia.com)

A fotossíntese é a função principal das folhas da planta, embora não seja a única função importante. Toda a cadeia alimentar, que pode ser considerada como uma transferência de carbono, começa com a fotossíntese das plantas, e a criação dos hidratos de carbono através da luz solar, do dióxido de carbono e da água. O ciclo completo do carbono inicia-se com a formação de hidratos de carbono na folha. Além disso, o oxigênio que nós respiramos é um subproduto da fotossíntese, escapando para a atmosfera através dos poros da folha.

Outras pessoas estão lendo

Fotossíntese

Através de uma série de reações bioquímicas, as plantas usam a energia da luz solar para dividir as moléculas de água em átomos de hidrogênio e oxigênio. Os átomos de hidrogênio, ligados aos do dióxido de carbono atmosférico, formam hidratos de carbono básicos. Os átomos de oxigênio separam-se da água e entram na atmosfera, dando suporte à vida. A fotossíntese normalmente aumenta durante os meses mais quentes, porque há mais energia da luz solar disponível e não há a possibilidade de as estruturas de folhas, que contêm uma grande quantidade de água, congelarem.

Herbivoria

As plantas são organismos autotróficos, ou seja, podem gerar seus próprios alimentos. Os animais, por outro lado, são heterotróficos e têm de ativamente procurar e consumir alimentos para obter energia. No entanto, as folhas contêm mais do que apenas os hidratos de carbono básicos. As plantas tomam nutrientes do solo, como nitrogênio e fósforo, que são usados para fazer os aminoácidos e as proteínas. Quando os animais consomem uma folha da planta, carbono, nitrogênio, fósforo e outros elementos são transferidos para o animal. Desta forma, as plantas servem como um elo fundamental na cadeia alimentar.

Matéria orgânica do solo

Muitas plantas e árvores perdem suas folhas, assim que o clima começa a ficar mais frio. Algumas plantas completam seu ciclo de vida em um ano e outras perdem toda a sua biomassa acima do solo a cada ano. Estas plantas contribuem com seus caules e folhas para a matéria orgânica do solo. Ela é consumida por comunidades microbianas no solo, além de animais maiores consumirem as folhas vivas. À medida que a matéria orgânica do solo é quebrada e consumida pelos micróbios, outros elementos que estavam presos na folha também são liberados, como o nitrogênio e o fósforo. Esses nutrientes podem ser ingeridos por micróbios, retirados do solo pelas chuvas ou reabsorvido por outras plantas vivas.

Gás carbônico

A concentração atmosférica de dióxido de carbono é controlada principalmente pela fotossíntese, que remove o dióxido de carbono da atmosfera, e efetua a respiração, libertando-o de volta para a atmosfera. A respiração não se refere apenas à respiração de animais, mas também refere-se à degradação microbiana da matéria orgânica do solo, sendo que o dióxido de carbono é um subproduto. O dióxido de carbono entra na folha através de pequenos poros na superfície foliar, chamado de estômatos. A fotossíntese é fortemente dependente da temperatura e do clima; apesar de que descobriu-se que concentrações atmosféricas de dióxido de carbono em resposta à variação da procura por fotossíntese nas folhas.

Ciclo do carbono

O ciclo do carbono através de plantas, animais, solos e da atmosfera começa com a fotossíntese na folha da planta. O carbono é removido a partir da atmosfera e incorporado na biomassa das plantas, onde fica disponível para as plantas através de herbívoros e comunidades microbianas do solo, por meio da decomposição. Através da respiração, o carbono proveniente dos animais e micróbios é então devolvido para a atmosfera, onde torna-se disponível novamente para ser incorporado na fotossíntese, iniciando o ciclo novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível